Drones não colidem entre si graças ao aprendizado de máquina: VEJA VÍDEO!
Créditos: Divulgação/Caltech

Drones não colidem entre si graças ao aprendizado de máquina: VEJA VÍDEO!

Engenheiros da Caltech projetaram novo método para controlar drones em "enxame"

Engenheiros do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) projetaram com sucesso um novo método para controlar o movimento de drones dentro de um "enxame" para impedir que eles colidam um contra o outro. Para isso, a equipe utilizou da tecnologia machine learning (aprendizado de máquina) e de dados para controlar o movimento dos drones através de espaços não mapeados.

Um dos desafios para os engenheiros da Caltech foi fazer com que os drones voem em um novo ambiente pela primeira vez e garantir que eles não se choquem e com os obstáculos que os cercam. O segundo desafio é controlar vários drones em um enxame. 

A equipe utilizou a tecnologia Global-to-Local Safe Autonomy Synthesis (GLAS), o que significa que os drones não precisam ter uma imagem do ambiente antes de iniciar o voo. Em vez disso, esses drones geram sua trajetória rapidamente enquanto estão no ar. O algoritmo GLAS é usado com a tecnologia de aprendizado de máquina Neural-Swarm, que aprende as complexas interações aerodinâmicas em voos próximos.

14/07/2020 às 16:59
Notícia

Drone grava usuário perdendo o celular por acidente em viagem...

Controles da DJI são pensados para acoplar o celular - mas alguém esqueceu disso temporariamente

A equipe testou o GLAS e o Neural-Swarm em 16 drones, controlando eles em uma arena aberta no Centro de Sistemas e Tecnologias Autônomos da Caltech (CAST). Os testes descobriram que o GLAS conseguiu superar os algoritmos atuais em 20%, enquanto o Neural-Swarm superou os controladores tradicionais. Os erros de rastreamento foram reduzidos em até um "fator de quatro".

Continua após a publicidade

Os chamados "enxames de drones" são comuns em apresentações luminosas, por exemplo. A Intel é uma das empresas que começou a utilizar os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para shows noturnos. A tecnologia de drones Intel Shooting Star, por exemplo, foi utilizada como surpresa no festival de Coachella em 2018. No total, 420 unidades drones se uniram para uma apresentação.

Via: Drone DJ
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Estamos com a MI BAND 5! Veja o que a PULSEIRA INTELIGENTE da XIAOMI pode fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.