Roteador Wifi da SpaceX para
Créditos: Reprodução | Teknologi

Roteador Wifi da SpaceX para "terminais de usuário" Starlink é aprovado pela FCC

Companhia espacial quer começar testes beta com potenciais clientes ainda este ano

O Starlink Router, subcomponente do futuro "terminal de usuário" Starlkink da SpaceX, recebeu aprovação da FCC (Comissão Federal de Comunicações), que é o órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos. Esse dispositivo é, nada mais nada menos, que um roteador Wifi de banda dupla fabricado pela Wistron NeWeb Corp. de Taiwan e que será usado para acessar a rede de internet via satélite da companhia espacial.

11/12/2019 às 14:06
Notícia

SpaceX estuda revestir satélites Starlink para não atrapalhar...

Atualmente 120, empresa pretende lançar cerca de 42 mil satélites para fornecer internet

Os documentos revelam que os terminais de usuário serão enviados aos clientes com esse roteador WiFi - possivelmente projetado e construído pelo próprio SpaceX - dentro da caixa da antena. Vários potenciais clientes não compreendem, até então, a razão da empresa incluir um aparelho comum e de "fácil acesso" como parte do seu produto, mas Elon Musk e os executivos da SpaceX tem tentado explicar isso nos últimos anos: é por causa da simplicidade.

De acordo com as promessas de Musk, os terminais de usuário Starlink serão extremamente fáceis de configurar. Bastará desembalar a antena, instalá-la em qualquer lugar que ofereça uma visão clara do céu e conectá-la a uma fonte de energia com um único cabo.  De acordo com os recentes arquivamentos da FCC para a SpaceX, esse cabo será conectado a um roteador Starlink capaz de fornecer energia por Ethernet (PoE) à antena, permitindo que um único cabo forneça a energia e conectividade. 

Os clientes terão quatro opções para instalar a antena, levando entre cinco minutos e três horas para serem concluídas.  Graças ao roteador WiFi incluído, eles provavelmente poderão se conectar ao terminal do usuário para concluir todas as tarefas de configuração necessárias.

Continua após a publicidade

A expectativa da SpaceX é fazer seus primeiros testes beta fechados e públicos ainda este ano, nos quais os clientes em potencial receberão terminais de usuário Starlink e serviço gratuito em troca da assinatura de um acordo de não divulgação e do fornecimento de feedback. O próximo lançamento de satélites Starlink é esperado entre 20 e 25 de julho.

Via: Teslarati
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.