Google anuncia maior integração do Google Docs, Chat, Meet e mais com o Gmail
Créditos: Reprodução/Google

Google anuncia maior integração do Google Docs, Chat, Meet e mais com o Gmail

Novidade foi anunciada para clientes da G Suite

A pandemia de Coronavírus (COVID-19) mudou muitas coisas no mercado de tecnologia. Serviços de videoconferência, por exemplo, se popularizaram ainda mais. As empresas têm se esforçado para se adaptar a essa nova realidade e já vimos a Google implementar algumas mudanças em suas plataformas de mensagens. No mês passado a Google lançou uma guia dedicada para o Google Meet no aplicativo do Gmail e na época isso pareceu ser só o começo. 

10/06/2020 às 14:04
Notícia

Google Docs, Planilhas e Apresentações ganham novidadades no ...

Uma das mudanças é a nova interface de comentários para o celular

Com o anúncio de hoje, a empresa confirmou que clientes da G Suite agora terão uma maior integração do Google Meet, Google Chat, Google Rooms e Google Docs com o Gmail. Isto permitirá que os usuários façam mais a partir de qualquer lugar.

Enquanto examinava maneiras de aprofundar a integração entre email, chat e vídeo — três pilares centrais da comunicação — a Google começou onde a maioria de nós começa nosso dia de trabalho: nossa caixa de entrada de email. Para tornar possível participar facilmente de reuniões de vídeo diretamente de sua caixa de entrada, a Google trouxe o Meet para o Gmail na web, Android e iOS — e o tornou gratuito para todos. No mês passado ela trouxe o Google Chat para o Gmail na web para ajudar os usuários a se comunicar de forma mais fácil, sem a interrupção da troca de guias. Em breve, o Chat se juntará ao Gmail no Android e iOS, tornando ainda mais fácil fazer mais de um lugar, onde quer que você esteja.

Google anuncia integração do Google Docs, Chat, Meet e mais com o Gmail
Reprodução/Google
 

A empresa também está melhorando os recursos de colaboração nas salas do Chat adicionando arquivos e tarefas compartilhadas, tornando as salas uma solução ainda melhor para projetos de longo prazo. Com acesso rápido ao chat compartilhado, documentos importantes e listas de tarefas em um só lugar, é mais fácil para todos em um grupo ficar por dentro do projeto. Além disso, o Chat permite criar salas que incluem pessoas fora da sua empresa, como empreiteiros ou consultores, para que seu grupo possa ser não apenas multifuncional, mas também intraorganizacional.

Google anuncia integração do Google Docs, Chat, Meet e mais com o Gmail
Reprodução/Google

Para tornar as salas ainda mais úteis, elas ganharam recursos colaboração em tempo real como a capacidade de permitir que o usuário abra e coedite um documento com sua equipe sem sair do Gmail. Isso torna mais fácil para o usuário colaborar diretamente dentro do contexto de onde ele está fazendo seu trabalho no momento — assim ele pode, por exemplo,  conversar sobre as mudanças que está fazendo em um documento em tempo real, ou atribuir uma nova tarefa (ou marcar uma como concluída), sem alternar entre diferentes telas.

Continua após a publicidade

Google anuncia integração do Google Docs, Chat, Meet e mais com o Gmail
Reprodução/Google

Esse novo espaço de trabalho integrado também facilita o acesso do usuário aos seus aplicativos de terceiros favoritos, incluindo DocuSign, Salesforce e Trello, para que ele possa obter atualizações e agir dentro de qualquer tipo de conversa — através do Gmail, Chat e Rooms.

Uma coisa que a Google ouviu várias vezes de seus usuários é como a troca entre aplicativos interrompe seu fluxo de trabalho e seu foco. É por isso que esta nova experiência integrada foi pensada para ajudá-los a trabalhar com mais fluidez. Como exemplos, a empresa mencionou que o usuário agora pode participar de uma chamada de vídeo rapidamente a partir de um chat (imagem abaixo), encaminhar uma mensagem de bate-papo para sua caixa de entrada e criar uma tarefa a partir de uma mensagem de bate-papo — tudo se conecta de uma maneira que facilita a gestão do fluxo de trabalho.

Google anuncia integração do Google Docs, Chat, Meet e mais com o Gmail
Reprodução/Google

Os recursos de pesquisa no Gmail agora foram atualizados para incluir o Chat, tornando mais fácil para o usuário encontrar tudo em um só lugar. Além disso, o usuário agora pode deixar salas importantes fixas para agilizar e facilitar o acesso a elas e pode definir seu status de disponibilidade como “Não perturbe” ou como “Fora do escritório”, com isso ele poderá se focar melhor no que está fazendo e sem distrações.

O Google Meet receberá novos recursos de segurança nas próximas semanas para que os hosts possam ter mais controle sobre as reuniões. Já no caso do Google Chat, ele também contará com os recursos de proteção contra phishing do Gmail para verificar links e alertar os usuários caso eles sejam maliciosos.

O vídeo abaixo destaca algumas das novidades anunciadas para os clientes da G Suite:

Via: XDA Developers Fonte: Google
User img

Fabio Rosolen

40 ATALHOS do WINDOWS 10 para você virar um EXPERT no SISTEMA OPERACIONAL

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.