Leitura Rápida
- A Google anunciou que está realizando atualizações em seus termos de uso para se adequar as novas exigências da LGPD
- A Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil está prevista para entrar em vigor em 16 de agosto
- Ela modifica alguns aspectos de uso de informações pessoais das pessoas
- O objetivo é deixar a captação de informações mais transparente para o cliente
A Google anunciou que está atualizando as suas políticas de privacidade, para que elas se adequem às novas exigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Essa iniciativa brasileira tem como maior objetivo proteger os dados das pessoas. Isso será obrigatório, assim que entre em vigor. A gigante de tecnologia já anunciou que fez algumas modificações para se adequar as novidades da lei
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou LGPD, como o próprio nome já diz, é uma nova lei que garante a privacidade das informações pessoais das pessoas. O objetivo é assegurar que as informações repassadas, principalmente em cadastro de clientes em empresas, não sejam usados de qualquer forma. A data prevista para que essa lei entre em vigor é o dia 16 de agosto de 2020, apesar disso, o governo federal pode fazer modificações no cronograma.
Entenda o que é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com...
A Lei nº 13.709/2018 foi criada para proteger os dados pessoais dos cidadãos brasileiros
Atualmente, não há uma regulamentação que defina o que as empresas podem captar de dados das pessoas. Também não há uma definição de como essas informações podem, ou não, ser utilizadas. A LGPD foi proposta para solucionar esse problema.
Uma das maiores empresas de tecnologia atualmente é a Google. Ela é responsável por um fluxo intenso de preferências e informações de seus usuários. A empresa informa que irá atualizar a política atual para incluir os termos específicos da LGPD.
A empresa fala que os usuários não terão que fazer modificações em seus sistemas. "Os termos da LGPD serão incorporados aos termos de proteção de dados existentes, então não será preciso aceitá-los se os termos atuais já fizerem parte do seu contrato." Informou a Google em comunicado de imprensa.
Segundo a empresa, um dos principais afetados pelas novidades serão os anunciantes. A empresa diz que as atualizações compreendem apenas os provedores de tecnologias que possuem Políticas de Privacidade ativas.
"Somente os provedores de tecnologia de anúncio (ATPs, na sigla em inglês) que enviarem links das respectivas Políticas de Privacidade e concordarem em obedecer às políticas de uso de dados do Google poderão veicular e avaliar anúncios no Brasil. Antes de a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrar em vigor, publicaremos a lista desses ATPs para o Ad Manager, o Google AdSense e a AdMob, além dos links para as Políticas de Privacidade relacionadas, que poderão ser compartilhados com seus usuários."
- Comunicado de imprensa da Google
"Somente os provedores de tecnologia de anúncio (ATPs, na sigla em inglês) que enviarem links das respectivas Políticas de Privacidade e concordarem em obedecer às políticas de uso de dados do Google poderão veicular e avaliar anúncios no Brasil. Antes de a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrar em vigor, publicaremos a lista desses ATPs para o Ad Manager, o Google AdSense e a AdMob, além dos links para as Políticas de Privacidade relacionadas, que poderão ser compartilhados com seus usuários."
- Comunicado de imprensa da Google
A Google lembra que o Brasil não é o primeiro país a exigir normativas para o uso de dados. A empresa fala que, dependendo das leis de cada país, a companhia adapta a sua Política, seguindo todas as exigências. O mesmo irá acontecer com os usuários brasileiros.