A Microsoft tem colaborado com a Google para garantir que suas ferramentas sejam interoperáveis e possam ajudar os desenvolvedores a trazer seus Progressive Web Apps (PWAs) para a Play Store. Um PWA é um tipo de aplicativo oferecido através da Web construído com tecnologias como HTML, CSS e JavaScript. Ele pode ser executado em praticamente qualquer plataforma que tenha um navegador compatível com os padrões da Web. Dependendo do navegador, alguns sites, como o Twitter, podem ser instalados como PWAs.
Chat do Google foi atualizado e pode ser usado como app PWA
Empresa fala que esse método deixa o aplicativo mais seguro
"Estamos felizes em anunciar uma nova colaboração entre a Microsoft e o Google para o benefício da comunidade de desenvolvedores web", anunciou Judah Gabriel Himango, da Microsoft. "O PWABuilder da Microsoft e a Bubblewrap do Google estão trabalhando juntos para ajudar os desenvolvedores a publicar PWAs na Google Play Store".
Como explica Himango, PWABuilder é uma ferramenta da Microsoft que ajuda os desenvolvedores a construir PWAs a partir de sites existentes e publicá-los em lojas de aplicativos, enquanto a Bubblewrap é uma ferramenta e biblioteca da Google usada para gerar e assinar pacotes da Google Play Store a partir de PWAs.
PWABuilder
(Reprodução/Fabio Rosolen)
Após meses de colaboração, as duas empresas fizeram alguns progressos interessantes para integrar as ferramentas. Agora, o PWABuilder utiliza a Bubblewrap "sob o capô", como diz o Himango, permitindo que os desenvolvedores criem PWAs para a Play Store que suportam o novo padrão Web Shortcuts (‘atalhos da web’ em tradução livre). No Windows 10, estes atalhos aparecem como jump lists.
Web shortcuts funcionando no Android em
um PWA publicado na Google Play Store
(Reprodução/Microsoft)
O PWABuilder agora também suporta toda a gama de opções de atividades da Web confiáveis que ajudam os PWAs a funcionar melhor no Android. Ou seja, os desenvolvedores agora podem personalizar a aparência da barra de status e da barra de navegação em seus PWAs usando o PWABuilder, e podem personalizar a tela de inicialização do aplicativo, alterar o nome do launcher, usar uma chave de assinatura existente, utilizar o suporte melhorado para notificações “push”, configurar ID e versionamento do pacote e muito mais.
Twitter está usando o padrão Web shortcuts para permitir
ações rápidas como Novo Tweet, Notificações e mais
(Reprodução/Microsoft)
"A Google e a Microsoft estão trabalhando juntas para tornar a web uma plataforma de aplicativos mais capaz", conclui Himango. "Também estamos colaborando com o Google no Projeto Fugu para incubar novos recursos de plataformas web". Mais informações sobre o Projeto Fugu podem ser encontradas aqui e alguns recursos deste projeto podem ser encontrados aqui.
Fonte: Engadget, Thurrott.com