Microsoft colabora com a Google para trazer mais PWAs para a Play Store
Créditos: Reprodução/Research Snipers

Microsoft colabora com a Google para trazer mais PWAs para a Play Store

Os aplicativos Web agora suportarão mais recursos no Android

A Microsoft tem colaborado com a Google para garantir que suas ferramentas sejam interoperáveis e possam ajudar os desenvolvedores a trazer seus Progressive Web Apps (PWAs) para a Play Store. Um PWA é um tipo de aplicativo oferecido através da Web construído com tecnologias como HTML, CSS e JavaScript. Ele pode ser executado em praticamente qualquer plataforma que tenha um navegador compatível com os padrões da Web. Dependendo do navegador, alguns sites, como o Twitter, podem ser instalados como PWAs.

31/05/2020 às 12:55
Notícia

Chat do Google foi atualizado e pode ser usado como app PWA

Empresa fala que esse método deixa o aplicativo mais seguro

"Estamos felizes em anunciar uma nova colaboração entre a Microsoft e o Google para o benefício da comunidade de desenvolvedores web", anunciou Judah Gabriel Himango, da Microsoft. "O PWABuilder da Microsoft e a Bubblewrap do Google estão trabalhando juntos para ajudar os desenvolvedores a publicar PWAs na Google Play Store".

Como explica Himango, PWABuilder é uma ferramenta da Microsoft que ajuda os desenvolvedores a construir PWAs a partir de sites existentes e publicá-los em lojas de aplicativos, enquanto a Bubblewrap é uma ferramenta e biblioteca da Google usada para gerar e assinar pacotes da Google Play Store a partir de PWAs.

Microsoft colabora com a Google para trazer mais PWAs para a Play Store
PWABuilder
(Reprodução/Fabio Rosolen)

Após meses de colaboração, as duas empresas fizeram alguns progressos interessantes para integrar as ferramentas. Agora, o PWABuilder utiliza a Bubblewrap "sob o capô", como diz o Himango, permitindo que os desenvolvedores criem PWAs para a Play Store que suportam o novo padrão Web Shortcuts (‘atalhos da web’ em tradução livre). No Windows 10, estes atalhos aparecem como jump lists.

Microsoft colabora com a Google para trazer mais PWAs para a Play Store
Web shortcuts funcionando no Android em
um PWA publicado na Google Play Store
(Reprodução/Microsoft)

O PWABuilder agora também suporta toda a gama de opções de atividades da Web confiáveis que ajudam os PWAs a funcionar melhor no Android. Ou seja, os desenvolvedores agora podem personalizar a aparência da barra de status e da barra de navegação em seus PWAs usando o PWABuilder, e podem personalizar a tela de inicialização do aplicativo, alterar o nome do launcher, usar uma chave de assinatura existente, utilizar o suporte melhorado para notificações “push”, configurar ID e versionamento do pacote e muito mais.

Microsoft colabora com a Google para trazer mais PWAs para a Play Store
Twitter está usando o padrão Web shortcuts para permitir
ações rápidas como Novo Tweet, Notificações e mais
(Reprodução/Microsoft)

Continua após a publicidade

"A Google e a Microsoft estão trabalhando juntas para tornar a web uma plataforma de aplicativos mais capaz", conclui Himango. "Também estamos colaborando com o Google no Projeto Fugu para incubar novos recursos de plataformas web". Mais informações sobre o Projeto Fugu podem ser encontradas aqui e alguns recursos deste projeto podem ser encontrados aqui.

Fonte: Engadget, Thurrott.com
User img

Fabio Rosolen

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.