O sistema de direção autônoma Autopilot da Tesla é muito famoso por salvar motoristas e passageiros de carros em situações perigosas na estrada. Como os carros da marca não são comuns aqui no Brasil, muitas vezes nos contentamos com vídeos incríveis que mostram a eficiência da tecnologia, e dessa vez trazemos mais uma gravação mostrando o que o recurso Autopilot pode fazer.
O vídeo abaixo foi gravado recentemente no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrando o motorista de um Tesla Model 3 que conseguiu desviar de forma impressionante e muito rápida de um "pneu voador" que invadiu a pista.
Vídeo mostra carro da Tesla detectando sinal vermelho e paran...
Função Autopilot dos carros dá mais um passo na direção certa
Como se pode ver no vídeo, enquanto o carro circulava na autoestrada, um pneu solto apareceu vindo da faixa oposta e iria colidir diretamente no para-brisa do carro a uma velocidade extremamente perigosa, colocando a segurança do condutor em risco. Provavelmente, caso o motorista estivesse distraído e não conseguisse desviar, ele poderia ter sido vítima de um acidente
De acordo com as informações dadas pelo condutor, o desvio foi feito manualmente, mas isso apenas foi possível graças às indicações dadas pelo Autopilot, que alertou o condutor do perigo momentos antes. O Autopilot entrou em ação imediatamente após o motorista desviar bruscamente para a direta, impedindo que ele perdesse o controle do carro.
Não é a primeira vez que uma tecnologia da Tesla consegue salvar a vida de seus passageiros. Vários relatos semelhantes já foram noticiados, mas um dos mais impressionantes foi quando o sistema de segurança do Tesla Model X salvou a vida de seu motorista ao impedir que o carro capotasse de um penhasco após o usuário perder o controle em uma curva perigosa.
Apesar de o sistema de segurança da Tesla e do Autopilot serem referência na indústria automotiva, é recomendado que o motorista sempre dirija com responsabilidade e atenção à estrada. Ainda neste ano, uma fatalidade envolvendo o dono de um veículo Tesla aconteceu, mas informações apontam que o condutor estava jogando no celular momentos antes da batida e que ele estava ciente de falhas no sistema do carro.
Via: 4gnews