Gboard vai ganhar atalho para Google Lens e se adaptar ao modo escuro do Android
Créditos: Google

Gboard vai ganhar atalho para Google Lens e se adaptar ao modo escuro do Android

Teclado customizável da Google ainda deverá ganhar suporte para ditado via Assistente

O teclado customizável para dispositivos móveis Gboard está prestes a ganhar novos recursos, incluindo um atalho que irá levar o usuário diretamente para o aplicativo Google Lens. Além disso, o teclado da Google também vai passar a acompanhar a configuração de modo escuro que for determinada no menu do smartphone.

10/06/2020 às 14:37
Notícia

Google vai remover os Mini Emojis do teclado Gboard

Os adesivos personalizados não terão mais suporte pelo teclado do Android

Essas informações foram reveladas pelo pessoal do site XDA Developers, que executaram um processo que é conhecido como APK Teardown. Ao analisar os códigos de um aplicativo, eles conseguem prever recursos que serão aplicados em versões futuras daquele programa.

Google Play Store: Gboard, o teclado do Google

Também é possível que as funcionalidades encontradas dessa maneira tenham sido testadas apenas em fases alpha ou beta daqueles produtos, mas que nunca cheguem de fato à versão estável do app.


Fonte: XDA Developers

Os detalhes divulgados aqui foram encontrados na versão 9.6.3 beta do Gboard, que chegou esta semana para os usuários. A principal novidade trazida oficialmente por essa versão do aplicativo é a implementação dos emojis do Android 11.

Em seus códigos, porém, o Gboard traz referências a um novo recurso de ditado por voz que utiliza a Google Assistente como base. Essa funcionalidade foi mostrada pela primeira vez na Google I/O 2019. Até o momento, porém, parece que esse tipo de funcionalidade através de comandos de voz será exclusiva dos aparelhos Google Pixel 4 e Pixel 4 XL.

Continua após a publicidade


Fonte: 9to5 Google

As linhas de programação do Gboard ainda mostram que a Google está trabalhando em adicionar um novo tema "Preto Padrão" para complementar a opção "Branco Padrão". Com isso, parece que o teclado customizável da empresa finalmente poderá acompanhar de modo automático o Modo Escuro do sistema Android.

O novo tema escuro do teclado deixa de usar a tecla "Enter" colorida que era padrão na versão preta do Gboard anteriormente. Além disso, sua fonte foi alterada de Google Sans para Roboto – e o seu cinza está levemente mais claro. De resto, é o mesmo tema que já está disponível agora na versão estável do aplicativo. Quem desejar fazer parte do programa Gboard Beta, pode fazê-lo clicando aqui.

Via: XDA Developers, 9to5Google
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.