Manual revela que Canon EOS R5 superaquece rapidamente filmando em 4K e 8K [+UPDATE]
Créditos: Tecnodia

Manual revela que Canon EOS R5 superaquece rapidamente filmando em 4K e 8K [+UPDATE]

Empresa se pronunciou a respeito do aquecimento e orienta ações para minimizar o problema

Leitura Rápida

  • Um YouTuber encontrou indicações de superaquecimento no manual de instruções da Canon EOS R5, um dos últimos modelos de câmera lançado pela empresa
  • Isso era identificado quando a câmera estava filmando nas opções de resoluções mais altas - 8k e 4k -
  • A empresa se pronunciou, informando algumas dicas para que esse problema seja minimizado

ATUALIZAÇÃO: 15/07/2020 às 9h

A Canon se pronunciou a respeito dos problemas identificados sobre o aquecimento. A empresa informa que diversas etapas foram tomadas para gerenciar o superaquecimento das câmeras e, detalha algumas delas. Informa ainda algumas medidas que os usuários devem tomar ao utilizar o equipamento, para que não sofram com o problema.

A tabela acima foi feita pela própria Canon e, detalha a temperatura e quantidade de tempo necessário para alcançá-la. Isso já havia sido descrito no próprio manual de instruções, onde o problema foi encontrado inicialmente.

A empresa informa ainda que decidiu não incluir uma fan, ou um ventilador, para resfriamento do sistema. Isso porque a empresa considera que era importante manter o "tamanho compacto, construção leve e resistência às intempéries".

O fato é que, a empresa admitiu que as câmeras terão sim um aquecimento, mas orientou algumas maneiras de minimizar o impacto. De qualquer forma, a fabricante priorizou o design compacto e leve, no lugar de soluções mais eficientes de resfriamento. A Canon diz que, se o usuário seguir as orientações enviadas, não deve sofrer sérios danos com o problema. 

Continua após a publicidade

PUBLICAÇÃO ORIGINAL:

A Canon EOS R5 é uma câmera profissional capaz de filmar em 8K no formato RAW e 4K em 60fps que custa menos de US$ 4.000. É um valor pesado, mas para o segmento esse modelo tem sido considerado como tendo um bom preço pelos recursos que oferece. Sendo assim, é claro que teria uma desvantagem complicada só esperando para aparecer. E parece que, neste caso, é o superaquecimento.

O vídeo acima é de Max Yuryev, especialista em conteúdo e review de câmeras e outros aparatos de filmagem. Yuryev encontrou no próprio manual da EOS R5 seu calcanhar de Aquiles do superaquecimento. Segundo as informações oficiais, filmar em 8K no formato RAW ou HEVC (H.265) vai fazer a câmera superaquecer com apenas 20 minutos de filmagem. Usar o formato de 4K a 60fps oferece alguns minutos a mais, mas não são muitos - a câmera superaquece depois de 35 minutos.

Quando a EOS R5 superaquece ela desliga e fica impossível continuar filmando. E o tempo de resfriamento é o verdadeiro problema do superaquecimento desse modelos. Se você deixar a câmera esfriar por 20 minutos, vai ganhar apenas mais 8 minutos de filmagem em 8K, por exemplo. São essas as estimativas que a Canon oferece no manual, como aparece na tabela abaixo:

Os números são especialmente complicados para quem realmente pretende fazer um uso profissional da câmera. Se você filma eventos, como um casamento por exemplo, é natural querer fazer takes de mais de 30 minutos. Enquanto a resolução de 8K não deve ser ainda tão popular, hoje em dia já podemos imaginar que a maioria dos clientes vai pedir pra filmar pelo menos em 4K.

09/07/2020 às 21:38
Notícia

Canon apresenta EOS R6 - câmera mirrorless com 20MP e suporte...

A opção mais barata da nova linha apresentada pela Canon oferece muitos recursos

Outra coisa que deve ser levada em consideração principalmente por nós, brasileiros. Essas estimativas de superaquecimento foram tomadas num ambiente controlado, com temperaturas amenas. Imagine filmar no exterior no meio do verão do Rio de Janeiro, por exemplo.

Continua após a publicidade

O próprio Yuryev afirma no vídeo que já fez sua encomenda de uma Canon EOS R5, então ele deve realizar alguns testes para aprofundar a discussão do superaquecimento em breve. O jeito é aguardar e ficar de olho.

Via: DPReview Fonte: DIY Photography
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.