Google diz que adoção do Android 10 foi mais rápida do que a das versões anteriores
Créditos: Reprodução/Android Authority

Google diz que adoção do Android 10 foi mais rápida do que a das versões anteriores

Ele levou cinco meses após o lançamento para chegar a 100 milhões de dispositivos

Enquanto o Google se prepara para lançar o Android 11 ainda este ano, a empresa divulgou algumas estatísticas sobre a rapidez com que a versão anterior, o Android 10, foi adotada nos smartphones. A empresa diz que a adoção do Android 10 tem sido "mais rápida do que a de qualquer outra versão anterior do Android".

09/07/2020 às 14:17
Notícia

Versão estável do Android 11 pode ser anunciada dia 8 de sete...

Slide mostrado em vídeo da Google mostra checklist para lançamento

A empresa atribuiu a rápida adoção aos diferentes esforços introduzidos com as versões anteriores do sistema operacional. O Projeto Treble foi um dos primeiros esforços da Google para combater a fragmentação. O projeto foi introduzido com o Android 8 (codinome Oreo) e criou uma separação “sistema/fabricante” que permitiu que fabricantes desenvolvessem dispositivos e chips independentes um do outro.

A empresa disse que isso resultou em um aumento de 2,5x na adoção do Android 9 (codinome Pie). Ela acrescenta que todos os dispositivos que incluem a Google Play Store pré-instalada são "compatíveis com o Projeto Treble" desde então.

De acordo com os dados mais recentes da Google, levou apenas cinco meses após o lançamento para o Android 10 chegar a 100 milhões de dispositivos – uma adoção 28% mais rápida do que a do Android 9. Atualmente o Android 10 está presente em 400 milhões de dispositivos. Neste mesmo ponto no ciclo de vida do Android 9, ele estava presente em menos de 300 milhões de dispositivos. Já o Android 8 e 8.1 ficam bem atrás, estando presentes em cerca de 100 milhões de dispositivos neste mesmo ponto em seu ciclo de vida. 

Google diz que adoção do Android 10 foi mais rápida do que a das versões anteriores
Divulgação/Google

De acordo com os dados mais recentes da Google, levou apenas cinco meses após o lançamento para o Android 10 chegar a 100 milhões de dispositivos.

 

Outros esforços como a publicação de Imagens Genéricas do Sistema (ou GSIs) para compatibilidades de aplicativos e os trabalhos da empresa com fabricantes para liberar versões Developer Preview para dispositivos que não são da Pixel aceleraram ainda mais a adoção do Android 10.

Continua após a publicidade

Além disso, com o Projeto Mainline, a empresa adicionou a capacidade de atualizar os principais componentes do sistema operacional diretamente através da Google Play Store, reduzindo a dependência de atualizações do sistema operacional para segurança. 

A Google pretende melhorar ainda mais a adoção do sistema operacional com a próxima grande atualização para a plataforma. Ele adicionou mais nove componentes do sistema operacional que podem ser atualizados através da Play Store.

A empresa está trabalhando para fornecer uma Imagem Genérica do Kernel (GKI) isolando o código no nível do kernel com o objetivo de agilizar as atualizações de segurança e uma que funcione com todos os dispositivos Android.

Ela também está trabalhando em um sistema de atualização Over The Air 'Virtual A/B' que se baseia no recurso introduzido originalmente com o Android 7 (codinome Nougat). No Android 7, o recurso requer que o fabricante crie uma configuração de partição A/B para permitir que o sistema operacional crie automaticamente uma cópia de partições inativas que poderiam ser atualizadas em segundo plano, como apenas uma reinicialização sendo necessária para alternar entre elas. Com o Android 11 os benefícios serão os mesmos, mas sem utilizar muito espaço interno no dispositivo.

O Android 11 está atualmente em fase de testes e informações recentes indicam que o sistema operacional poder ser lançado no próximo dia 8 de setembro. A data apareceu em um dos slides utilizados para uma apresentação no evento ‘Hey Google Smart Home Summit’. O vídeo com a apresentação já foi removido pela Google. 

Via: Neowin.net, ExtremeTech Fonte: Google
User img

Fabio Rosolen

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.