Um usuário do Reddit identificado como "Yooserneam" publicou uma história inusitada no site recentemente: após não encontrar um pendrive para formatar seu computador com o Windows 10, o entusiasta utilizou um drone para fazer a instalação do sistema operacional.
"Não consegui encontrar um flash drive, então instalai o Windows direto do meu drone", disse o usuário, publicando a foto abaixo. O dispositivo utilizado no procedimento foi um DJI Mavic Pro Alpine Edition, segundo o pessoal do DroneDJ.
Couldn't find a big enough flash drive so I'm installing windows from my drone. from r/pcmasterrace
O uso inusitado do drone repercutiu na comunidade de computadores do Reddit. "O drone custa US$ 1.000", comentou um usuário. "Agora ele é um leitor de cartão de memória que custa US$ 1.000", completou outro transeunte do Reddit.
Apesar de estranho, a utilização de um drone para realizar a instalação do Windows não é impossível, como o próprio usuário mostrou. A ferramenta de criação de mídia da Microsoft exige uma unidade de memória com pelo menos 8 GB para criar um dispositivo bootável para a instalação.
O Mavic Air 2 é melhor que o Mavic 2? Veja artigo comparando ...
Novo Mavic Air 2 supera linha Mavic 2 em algumas características, custando bem menos
Ou seja, basta que o usuário formate o cartão MicroSD do drone para realizar a instalação em outro PC e configure o computador para receber o boot da aeronave. Ainda assim, por questões de comodidade, talvez seja mais simples realizar o procedimento usando um bom e velho pendrive.
Se você está mais interessado nas capacidades dos drones em capturar imagens do que instalar sistemas operacionais, confira nossa reportagem mostrando a pesca artesanal da tainha em Florianópolis. O minidocumentário foi produzido pelo Mundo Conectado utilizando o drone DJI Mavic Air 2.