Com diversas fabricantes de smartphones investindo em realidade aumentada, não chega a ser uma surpresa ver que a Huawei também está investindo nisso. A empresa chinesa teve sua patente para seus óculos de realidade aumentada aprovada na China pelo National Intellectual Property Office no último dia 3 de julho.
Para quem não sabe, a realidade aumentada (ou AR) basicamente permite que o usuário visualize e interaja com objetos virtuais no ambiente em que ele se encontra. Ela é diferente da realidade virtual (VR), já que o usuário não fica imerso completamente em um ambiente virtual.
Apple Glass aparece em vídeo conceitual criado por designer
Óculos de realidade aumentada da Apple pode trazer diversas funções
Imagens da patente agora apareceram na Web e mostram que o dispositivo possui uma câmera giratória retrátil. Esta câmera pode ser usada para capturar imagens na frente, na lateral e atrás do usuário. Ela pode ser girada em 360 graus durante o uso.
A documentação da patente também menciona um aplicativo criado para controlar a câmera. Você pode usar o aplicativo para ativá-la e para mudar sua direção. Depois de terminar de usar a câmera, você pode desligá-la através do aplicativo – o que fará com que ela se retraia automaticamente.
No momento ainda não existem informações sobre quando a Huawei lançará os óculos de realidade aumentada. Também não há garantias de que esta patente resultará em um produto comercialmente viável. Além disso, se o dispositivo chegar ao mercado, não há garantias de que o design será o mesmo mostrado na patente.
Ainda sobre óculos de realidade aumentada, o suposto Apple Glass apareceu recentemente em um vídeo conceitual criado por um designer. Rumores dizem que o dispositivo da empresa de Cupertino pode chegar ao mercado em 2021. Já no início deste mês a Google anunciou a aquisição da North, responsável pelos óculos de realidade aumentada da linha Focals, para ajudar a aperfeiçoar o Google Glass, que agora é um produto voltado para desenvolvedores e para uso corporativo.
Fonte: Gizmochina