Apple Brasil confirma chegada do ECG e batidas irregulares no próximo update
Créditos: Reprodução/ Blog do iPhone

Apple Brasil confirma chegada do ECG e batidas irregulares no próximo update

A atualização 6.2.8 do WatchOS vai permitir maior monitoramento cardíaco

Leitura Rápida

  • A próxima atualização 13.6 do iOS e, a versão 6.2.8 para o watchOS, vai trazer o app Eletrocardiograma (ECG) nos dispositivos do Brasil
  • Além disso vai trazer a notificação de ritmo cardíaco irregular para brasileiros
  • Ainda não foi informado quando a atualização vai começar ser distribuída, mas espera-se que seja em breve

A Apple Brasil confirmou, oficialmente, que os recursos de monitoramento cardíaco vão ser enviados para os usuários do Apple Watch brasileiros. O eletrocardiograma (ECG) vai chegar para os dispositivos juntamente com um update do sistema operacional. Para os iPhones a atualização é a iOS 13.6 e, para o watchOS, é a versão 6.2.8. Ainda não foi divulgado quando as novidades vão começar a ser distribuídas, mas se espera que seja em breve.

Já havia sido divulgado anteriormente, pelo MacMagazine, que o recurso já tinha sido aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Como é um monitoramento de saúde, é preciso que um órgão oficial valide o seu funcionamento. Assim, o sistema terá ainda mais credibilidade em seus resultados.

01/07/2020 às 18:43
Notícia

Aviso antecipado de ECG no Apple Watch salva vida de médico d...

Tecnologia detectou doença cardíaca crítica e possibilitou que o idoso iniciasse o tratamento em tempo

Esse recurso já está presente em dispositivos ao redor do mundo. Recentemente foi divulgado que o ECG presente no relógio da Apple salvou a vida de um médico. Isso porque a detecção de anormalidade nos resultados conseguiu identificar uma doença cardíaca grave, que poderia ter levado o homem a morte. 

Para utilizar o recurso é necessário que o sistema operacional de ambos os dispositivos estejam atualizados. A novidade requer um Apple Watch Series 4 ou 5. O iPhone precisa ser compatível com a atualização do iOS. Depois que tudo estiver instalado, é necessário configurar o ECG.

Para isso é preciso abrir o app Saúde (Health) no iPhone e, caso não seja apresentado um aviso para configurar o app, toque na aba “Explorar”. Vai abrir uma nova tela com diversas opções, clique em Coração, depois Eletrocardiograma (ECG) e Configurar app ECG.

Se os seus aparelhos estiverem atualizados mas, ainda assim, não aparecer o ECG, será necessário instalar o app manualmente. Com o Apple Watch, verifique na loja App Store do relógio se o aplicativo está disponível. Se estiver, basta instalar e, posteriormente ele irá aparecer normalmente em seu relógio.

Continua após a publicidade

Depois que tudo estiver configurado, o recurso já pode ser utilizado. Para fazer o exame é necessário abrir o app ECG, apoiar os braços em um lugar estável, como uma mesa ou, no colo e, posicionar o dedo indicador da mão oposta do relógio no Digital Crown. É necessário aguardar 30 segundos.

Depois disso, não é preciso fazer mais nada, o próprio app vai mostrar os resultados na tela. Caso queira fazer o monitoramento, é possível salvar os resultados para um relatório completo de saúde. Esses dados podem ser repassados para os médicos, para um possível diagnóstico ou acompanhamento. 

01/01/2020 às 12:45
Notícia

Função ECG deve finalmente chegar ao Apple Watch no Brasil em...

Empresa estaria conversando com a Anvisa para regularizar o recurso por aqui

A Apple diz não ser capaz de informar se o usuário está tendo um ataque cardíaco. Caso alguém possua histórico de problemas com o coração, é recomendado fazer o exame periodicamente. Mas, se é alguém que nunca foi diagnosticado, ele pode ser usado quando estiver percebendo um ritmo acelerado do coração. 

Quando algum problema for identificado, o aplicativo emite um "Alerta de ritmo cardíaco irregular". Como o próprio nome indica, o sistema mostra para o usuário que seus batimentos estão alterados. Para que essas notificações sejam enviadas, o usuário precisa cadastrar na aba Explorar, que quer ser avisado sobre irregularidades em seus batimentos cardíacos. 

Lembrando que esse recurso pode auxiliar em tratamentos, mas, de forma alguma, substitui exames acompanhamentos médicos. A funcionalidade é validada pelos órgãos de saúde responsáveis. Apesar disso, é recomendado procurar um cardiologista e fazer exames laboratoriais para um diagnóstico correto.

Via: MacMagazine
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.