Imec e GlobalFoundries anunciam novo chip que vai levar redes neurais profundas para IoT
Créditos: GlobalFoundries

Imec e GlobalFoundries anunciam novo chip que vai levar redes neurais profundas para IoT

A ideia é acelerar computação em nível de memória para diminuir gargalos

A Imec e a GlobalFoundries anunciaram em parceria um novo componente que promete levar cálculos de redes neurais profundas para dispositivos topo de linha da Internet das Coisas. O chip, que é um Analog Inference Accelerator (AnIA - Acelerador de Inferência Análoga), promete ajudar a evitar o gargalo do tempo de comunicação entre processador e memórias de um dado dispositivo ao ser colocado diretamente no hardware de memória e ajudar nos cálculos em paralelo.

A performance mencionada por Verkest em sua fala - TOPS/W - se refere a "tera operações por segundo por watt", um cálculo de quantas operações um chip de processamento consegue realizar por watt de energia por segundo. A meta de 10.000 é um tanto ambiciosa, já que o AnIA atual está chegando nos 2.900 TOPS/W.

Como deixado claro pela fala dos executivos, o novo chip AnIA está ainda numa fase inicial de testes, mas pode trazer impactos significativos no tipo e complexidade de cálculos que produtos da Internet das Coisas poderão oferecer no futuro.

Fonte: VideoCardz
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.