Leitura Rápida
- Após grande crescimento no uso devido ao distanciamento social, Microsoft Teams recebe diversas melhorias
- Principal foco é combate ao cansaço das videoconferências longas
- Mudanças envolvem interações mais leves e eficiência na apresentação
O Microsoft Teams está recebendo uma leva de updates adicionando recursos e melhorando a experiência do usuário.
Após o crescimento rápido do uso da ferramenta que veio com a gratuidade do Teams, a Microsoft partiu para a melhoria da solução. Isso se dá no âmbito da segurança, da melhoria dos recursos e também da qualidade da experiência.
E, no caso das últimas atualizações, o foco é o combate à fadiga de videoconferência.
Esta fadiga é causada pelo uso contínuo de ferramentas de comunicação por vídeo. À medida que o distanciamento social normalizou o trabalho a partir de casa, os problemas relacionados a ele também ficaram mais evidentes. O cansaço por longas videoconferências não é diferente.
Buscas pelo termo "Zoom fatigue" vêm crescendo continuamente desde março, quando as medidas de prevenção à COVID 19 se tornaram necessárias nas Américas.
(Microsoft Teams - Crédito: Microsoft)
Isso ocorre, ao que tudo indica, pela necessidade de foco contínuo na conversa. Em situação normal, uma reunião acontece com a conversa principal e interações entre os membros.
Isso ajuda a resolver dúvidas e desentendimentos rápidos. No caso da videoconferência, a falta dessa possibilidade leva a dezenas de "- Poderia repetir o que disse por último?" e "- Eu não entendi o que você quis dizer com isso."
A necessidade de contato visual contínuo é considerado outro fator exaustivo. Pelo outro lado, as inúmeras distrações do ambiente doméstico tornam o foco demandado ainda mais difícil de ser entregue.
A ideia da Microsoft para deixar as reuniões menos massivas é, por exemplo, usar processos de inteligência artificial para colocar os participantes de uma reunião em um plano de fundo, dando a sensação de estar no mesmo ambiente.
Outras mudanças pretendem dar ao moderador das reuniões maior controle sobre o conteúdo apresentado na tela. Com o próximo update, deve ser possível que o moderador apresente arquivos de outros participantes.
Recursos estéticos como filtros e emojis visam tornar as interações mais divertidas. Enquetes, por outro caminho, pretendem aumentar a eficiência das videoconferências resolvendo problemas rapidamente.
A nossa equipe preparou um vídeo apresentando a solução e seus principais recursos após demanda do público. Caso você queira conhecer mais sobre o Microsoft Teams, confira:
Fonte: engadget, Harvard Business Review