Qualcomm traz recursos de AI e machine learning para câmeras de smartphones intermediários
Créditos: Reprodução/ Punto Informatico

Qualcomm traz recursos de AI e machine learning para câmeras de smartphones intermediários

Qualcomm QCS610 e Qualcomm QCS410 devem aparelhos em novos smartphones em breve

Leitura Rápida

  • A Qualcomm, empresa líder no setor de SoCs, anunciou dois novos modelos para smartphones intermediários
  • O Qualcomm QCS610 e Qualcomm QCS410 prometem melhorar a qualidade das câmeras dos dispositivos
  • Eles são equipados com aprimoramento de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning
  • Os dispositivos já estão prontos para começar a ser testados pelas fabricantes de smartphones

A Qualcomm anunciou oficialmente dois novos SoCs (System on a Chip), modelos Qualcomm QCS610 e Qualcomm QCS410. A empresa informou estar trazendo melhorias para dispositivos do segmento intermediário, principalmente nas câmeras. A fabricante também adicionou novos recursos, como inteligência artificial (IA) e machine learning (aprendizado de máquina). Muitas dessas funções, até então, são reservadas para aparelhos do segmento topo de linha.

Os SoCs são sistemas integrados, responsáveis por diversas funções de um smartphone. Ele é um chip pequeno, instalado nos dispositivos, que é encarregado de fazer desde todo o processamento geral e gráfico, até as conexões dos dispositivos. Ele é a parte central, imprescindível para o desempenho dos aparelhos. A Qualcomm é líder no setor, fornecendo atualmente algumas das melhores opções do mercado. As fabricantes compram os produtos e adicionam em seus dispositivos. 

A empresa informa que a nova plataforma é construída com a CPU Qualcomm Kryo TM atualizada, a GPU Qualcomm Adreno TM e a DSP Qualcomm Hexagon TM. Ela também inclui o mecanismo Qualcomm Artificial Intelligence (AI), que é projetado para oferecer até 50% a mais de desempenho aprimorado da IA, em relação à geração anterior.

08/07/2020 às 11:52
Notícia

Qualcomm anuncia nova plataforma móvel Snapdragon 865 Plus 5G

ASUS ROG Phone 3 será um dos primeiros smartphones com o novo chip

De acordo com a empresa, esse SoC foi desenvolvido com foco em empresas que pretendem melhorar a qualidade das câmeras. Além das lentes precisarem ser potentes, é necessário que haja um bom processamento da captura. Assim, as imagens terão uma melhor qualidade geral. O aprendizado de máquina e a Inteligencia Artificial contribuem para isso.

A Qualcomm Vision Intelligence tem suporte ao sistema operacional Linux e Android, que são utilizados em dispositivos móveis. A empresa menciona que há uma série de novidades para aparelhos intermediários, como IoT (Internet of Things, ou internet das coisas), aprimoramentos das câmeras, caixa Edge AI e robótica.

Além disso, também há suporte para Azure Machine Learning e os serviços do Azure, que são desenvolvidos pela Microsoft. A Qualcomm também fala que os provedores duplos dão suporte para captura de vídeo, áudio integrado, GNSS, segurança baseada em hardware e conectividades: 5G / 4G, Wi-Fi, Bluetooth e Ethernet.

Continua após a publicidade

Recursos disponíveis:

  • Arquitetura de computação heterogênea otimizada: apresenta design personalizado da CPU (central única de processamento), GPU (unidade de processamento gráfico) e DSP (processamento digital de sinais)
  • Suporte superior ao processamento de imagem: para ISP duplo Qualcomm Spectra 250L de 14 bits.
  • Implantação otimizada de software de IA: é uma ferramenta modular que suporta estruturas variadas, como Caffe / Caffe2, TensorFlow / TensorFlow Lite e ONNX, e executa auxilia no aprimoramento do desempenho
  • Software modular e suporte para estruturas de código aberto: software Linux modular permite que as empresas que irão usar o chip façam personalizações, para que o sistema se adeque às suas necessidades.
  • Soluções de IA específicas para aplicativos nas soluções de ponta: ajuda em trabalhos específicos de IA, como por exemplo: detecção de faces, reconhecimento de faces, rastreamento de objetos e contagem de pessoas.

A Qualcomm fala que seus SoCs já estão prontos para amostras e testes das empresas interessadas. Isso indica que o desenvolvimento de aparelhos usando o chip pode começar ainda este ano. Dependendo do ritmo de desenvolvimento, um novo smartphone com o chip pode começar a aparecer no início de 2021. Lembrando que tudo depende do desenvolvimento das empresas parceiras. 

Fonte: Qualcomm
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.