Leitura Rápida
- Festo lança drone inspirado em pássaros pesando 42g e com envergadura de 27 polegadas
- Novo mecanismo nas asas simula penas e torna voo mais eficiente
- Sistema central de comunicação permite voo em bando
A Festo lançou seu mais novo drone com inspiração animal. O BionicSwift foi apresentado recentemente e impressiona por sua leveza e agilidade. O pássaro biônico pesa apenas 42 gramas e a largura de suas asas alcança 27 polegadas (quase 70 centímetros).
As asas do drone são modeladas para que simulem penas de um pássaro, melhorando a capacidade de manobra e tornando possível movimentos mais bruscos.
A inspiração vai além das formas, e a Festo utilizou materiais ultraleves para que o BionicSwift conseguisse voar com agilidade e consumir pouca energia.
As penas são feitas de um tipo de espuma flexível e resistente que se conectam a uma estrutura de carbono, suportando as manobras sem criar peso desnecessário.
Confira o vídeo de apresentção publicado pela Festo início do mês:
O design do BionicSwift permite que o bater de asas ocorra com eficiência energética. Durante o levantar das asas, as penas criam espaços entre si e facilitam a passagem de ar.
Com o movimento contrário, os espaços se fecham e todo o esforço feito para jogar as asas para baixo empurra o ar e mantém o voo. Essa adaptação do mecanismo biológico dos pássaros torna o BionicSwift mais eficiente que os modelos anteriores.
(BionicSwift - Créditos: Festo AG & Co. KG)
O corpo do pássaro biônico da Festo armazena em um pequeno espaço motor, bateria e mecanismos de controle e comunicação. A cauda controla em qual sentido no eixo vertical o drone voa.
Com um sistema de GPS indoor que conta com alguns módulos, o BionicSwift é capaz de voar em bandos. A comunicação ocorre por meio de banda ultra larga, garantindo o envio rápido de informações.
O sistema de controle de voo localiza os drones e atribui a eles espaço ocupado e rota. Caso uma das unidades saia da rota por um fator externo como uma rajada de vento, seu próprio sistema trata de retornar à rota original.
A Festo já havia lançado há alguns meses outro "animal biônico". O Flying Fox se inspira nos morcegos gigantes do sudeste asiático, e sua envergadura alcança cerca de 2 metros.
Via: DroneXL Fonte: Festo