TikTok não funcionará mais em Hong Kong devido à nova lei de segurança da China
Créditos: Reprodução | China Social Media

TikTok não funcionará mais em Hong Kong devido à nova lei de segurança da China

Medida do governo chinês representa uma tentativa de ter mais controle sobre a Internet

De acordo com informações da Reuters, o TikTok não estará mais disponível em Hong Kong a partir dos próximos dias. O motivo para essa decisão foi a recente aprovação da controversa lei de segurança na cidade semi-autônoma pelo governo chinês.

29/06/2020 às 16:25
Notícia

Índia bane TikTok, WeChat e outros apps sociais populares da ...

Autoridades justificam censura acusando apps de ferirem "soberania e integridade" do país

Basicamente, a nova lei de segurança na China representa uma tentativa do governo local de exercer mais controle sobre sua Internet, exigindo que empresas que operam na região entreguem dados de usuários, por exemplo. O TikTok, por sua vez, é propriedade da  ByteDance, que possui sede na China, e afirma que os dados dos seus usuários não são armazenados no país - mesma fala feita ao governo indiano recentemente após uma proibição. De acordo com a fonte da Reuters, não estava claro se Hong Kong agora ficaria inteiramente sob a jurisdição de Pequim à luz da nova lei.

A companhia, agora administrada pelo ex-executivo da Walt Disney, Kevin Mayer, disse que não havia compartilhado nenhum dado de usuário com governos antes e que não atenderia as solicitações. A TikTok também disse anteriormente que não atenderia a nenhum pedido feito pelo governo chinês para censurar o conteúdo ou acessar os dados dos seus usuários.

A região de Hong Kong é um mercado pequeno para o TikTok, segundo "fonte familiarizada com o assunto". Em agosto passado, a empresa informou que havia atraído 150.000 usuários na região. Fang Kecheng, professor assistente da Universidade Chinesa de Hong Kong, disse que a decisão da TikTok destaca o dilema enfrentado pelas empresas chinesas que tentam se internacionalizar.

Continua após a publicidade

Outras empresas de tecnologia, incluindo o Facebook, estão suspendendo o processamento de pedidos governamentais de dados de usuários na região chinesa.

Via: GSMArena Fonte: Reuters
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.