Mais de 50% dos celulares vão usar USB Tipo-C em 2020, aponta Omdia
Créditos: Gizmo China

Mais de 50% dos celulares vão usar USB Tipo-C em 2020, aponta Omdia

Estamos cada vez mais perto de ter um padrão universal para carregadores móveis

Mais de 50% dos celulares lançados em 2020 chegarão com conectores USB Tipo-C para recarregar suas baterias e conectar smartphones, aponta um relatório publicado pela agência de pesquisa em marketing, Omdia.

27/04/2020 às 14:52
Notícia

Quick Charge 3+ da Qualcomm traz velocidades do Quick Charge ...

Carga mais rápida em modelos mais baratos de cabo USB, sem precisar do Tipo-C

Apesar de ainda não termos uma solução universal para carregamento para dispositivos móveis no mercado, isso mostra que estamos mais perto do que nunca de chegar nisso – já que cada vez mais empresas abandonam soluções antiquadas ou proprietárias em favor do USB-C.

Ainda de acordo com o relatório da Omdia, até 2022 mais da metade dos dispositivos de computação com suporte para transmissão de dados vão ter pelo menos uma porta USB Tipo-C. Ou seja, o padrão está sendo adotado não apenas em smartphones, como também em dispositivos como laptops e tablets.


Fonte: Apple

Como lembra o site Gizmo China, o USB Tipo-C é um sistema de conexão USB com 24 pintos que possui um conector rotacionalmente simétrico – que pode ser conectado sem problemas independente do lado que você tentar plugá-lo. O padrão foi lançado em agosto de 2014, e desde então tem sido implementado em cada vez mais celulares e notebooks.

Além de carregar a bateria desses aparelhos, o conector USB Tipo-C ainda pode ser usado para diversas outras funcionalidades. Isso inclui transmissão de dados, saída de vídeo, fornecimento de energia e até padrões de carregamento mais rápido a partir do USB Power Delivery.

É possível que em breve as fabricantes acabem sendo obrigadas a implementar o USB Tipo-C em seu dispositivo de qualquer maneira, ao menos na Europa. Isso porque a União Europeia votou para estabelecer um padrão de carregamento comum para dispositivos móveis. Isso deverá afetar especialmente a Apple, que insiste em usar conectores Lightning nos iPhones.

Via: Gizmo China
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.