Apple pode deixar de usar GPUs da AMD nos Macs com chips baseados em ARM
Créditos: Reprodução/Shutterstock

Apple pode deixar de usar GPUs da AMD nos Macs com chips baseados em ARM

Empresa já havia confirmado que usará seus próprios processadores no lugar das CPUs da Intel

A Apple já confirmou durante a edição de 2020 de sua conferência para desenvolvedores que passará a utilizar seus próprios processadores baseados na arquitetura ARM no lugar dos processadores da Intel em novos Mac. Agora novas informações indicam que a empresa também deve passar a utilizar GPUs próprias no lugar de GPUs da AMD ou da NVIDIA nestes novos Macs com chips ARM.

22/06/2020 às 19:27
Notícia

Apple largará Intel e passará a usar seus próprios processado...

Com a mudança, aplicativos para iPhone e iPad poderão rodar de modo nativo no MacOS

Uma imagem compartilhada no Twitter pelo usuário conhecido como Longhorn destaca que os futuros Macs com chips baseados em ARM usarão uma “GPU Apple”, o que levou a especulações de que a empresa de Cupertino usará uma solução personalizada própria nos novos Macs. Começando com o A11 Bionic, a Apple utilizou sua microarquitetura de GPU personalizada sobre as soluções PowerVR da Imagination Technologies e a mesma abordagem poderia ser seguida neste caso.

Um exemplo da capacidade da GPU da Apple pode ser visto em um benchmark anterior, onde a GPU de 8 núcleos do A12Z Bionic superou por pouco as GPUs integradas dos processadores Ryzen 5 4500U e do Core i7-1065G7 em um teste de OpenCL.

Essas pontuações obtidas com o A12Z Bionic, que podem ser consideradas como baixas, aparentemente foram obtidas porque somente os núcleos com foco em desempenho foram utilizados. Vale lembrar que o A12Z Bionic não deve ser o chip utilizado pela Apple nos novos Macs. Ele está presente atualmente no Developer Transition Kit, um Mac mini utilizado pelos desenvolvedores para testar seus aplicativos com a nova versão do macOS.


Reprodução/_rogame/Twitter

Continua após a publicidade

O primeiro Mac equipado com chip da Apple baseado na arquitetura ARM deve chegar ao mercado até o final deste ano. Rumores dizem que o chip utilizado neste novo modelo terá 12 núcleos, com oito focados em desempenho e quatro em eficiência. Este chip também pode vir com uma GPU ainda mais capaz do que a encontrada no A14 Bionic.

Fonte: Wccftech
User img

Fabio Rosolen

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.