Monitoramento do uso do clipboard do iOS 14 deixa Google pressionada
Créditos: Apple

Monitoramento do uso do clipboard do iOS 14 deixa Google pressionada

Apple expõe uso indevido de informações pessoais por parte de apps como Reddit e TikTok

A Apple implementou um novo recurso no seu sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS 14, que exibe um alerta quando os aplicativos acessam o conteúdo da sua área de transferência (clipboard) sem necessidade. O recurso já pegou apps como Reddit e TikTok no pulo e ainda por cima colocou uma pressão sobre a Google para que a empresa implemente o mesmo recurso no Android.

28/06/2020 às 15:15
Vídeo

Testamos o iOS 14 beta! Confira os WIDGETS, biblioteca de app...

Mudanças aproximam a experiência dos celulares Android

A nova funcionalidade foi implementada pela primeira vez numa versão beta para desenvolvedores do iOS 14. Ela inclusive é capaz de exibir se o aplicativo chegou a copiar o conteúdo da sua área de "cópia e cola" ou não. Segundo os relatos dos usuários com acesso a essa versão do sistema, esse é um comportamento que se tornou bastante comum nos aplicativos.

Um dos principais relatos do ocorrido veio da conta oficial no Twitter de Jeremy Burge, do site Emojipedia. Primeiramente, ele postou o que achava ser um bug do sistema operacional da Apple, que mostrava o alerta toda vez que ele apertava em alguma tecla no seu teclado virtual com o TikTok aberto.

Logo depois disso, ele levantou a possibilidade de que o aplicativo estava copiando o conteúdo da sua área de transferência a cada vez que ele teclava algo. Finalmente, depois de alguma investigação, ele percebeu que o TikTok coleta os dados do seu clipboard a cada três vezes que se digita algo.

O aplicativo faz isso sem pedir qualquer permissão do usuário e também sem informar em qualquer momento que isso está acontecendo através de sua interface.

Enquanto isso, alguns desenvolvedores também inspecionaram o recurso, e trouxeram o seu insight sobre o que aconteceu. Segundo eles, alguns aplicativos buscam por URLs no seu clipboard como forma de impulsionar algum recurso, como é o caso do Apollo do Reddit. Alguns outros não deixam explícito o motivo pelo qual fazem isso, como é o caso do Microsoft Teams.

No caso do Reddit, um porta-voz da empresa compartilhou um pedido de desculpas pelo ocorrido, e explicou que o erro já foi corrigido. Ele confirmou que isso era causado pelo recurso que sugeria títulos para posts com base na URL que você tinha copiado e reiterou que a rede social não armazena nem envia o conteúdo do clipboard dos usuários.

Via: The Next Web
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.