Cientistas do Samsung Advanced Institute of Technology descobriram que um material revolucionário pode ser a solução perfeita para uso na próxima geração de semicondutores. Essa classe de dispositivos é fundamental para o desenvolvimento de uma série de peças de hardware, desde processadores até memórias RAM e drives de armazenamento.
Cientistas fazem teletransporte quântico de informações entre...
Entrelaçamento quântico foi usado para transferir dados entre elétrons separados por alguma distância
Em colaboração com pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan (UNIST) e da Universidade de Cambridge, o pessoal da fabricante sul-coreana experimentou com o uso de um composto chamado nitreto de boro amorfo (a-BN) para criar um novo tipo de semicondutores.
O estudo desenvolvido pelas três instituições foi publicado na revista científica Nature e descreve um material que consiste em átomos de boro e de nitrogênio que se unem uma estrutura molecular amorfa. Tudo começou com os cientistas da SAIT trabalhando no desenvolvimento de materiais bidimensionais para a criação de processadores de próxima geração.
Fonte: Samsung
Esse tipo de composto envolve o uso de materiais cristalinos com uma camada única de átomos. A princípio, os pesquisadores estavam trabalhando na pesquisa e no desenvolvimento de grafeno. Através dessa linha de pesquisa, o pessoal da Samsung já tinha alcançado resultados inovadores, como o desenvolvimento de um novo transistor de grafeno.
"Para melhorar a compatibilidade do grafeno com processos de semicondutores baseados em silício, o crescimento de grafeno em escala de wafer em substratos semicondutores deve ser implementado numa temperatura inferior a 400°C. Também estamos trabalhando de maneira contínua para expandir aplicações de grafeno além dos semicondutores".
Hyeon-Jin Shin, pesquisador principal da SAIT
De acordo com o site TechPowerUp, o nitreto de boro amorfo é um composto bastante adequado para esse uso, especialmente por causa da sua constante dielétrica extremamente baixa, de 1,78. Ele também tem propriedades elétricas e mecânicas bastante fortes, permitindo que ele seja usado como um material de isolamento de interconectores – minimizando a interferência elétrica.
Via: TechPowerUp