PC da Huawei com chip Kunpeng 920 foi testado por canal chinês do YouTube
Créditos: Reprodução/TechPowerUp

PC da Huawei com chip Kunpeng 920 foi testado por canal chinês do YouTube

Baixo desempenho em certas tarefas e poucos softwares disponíveis são alguns dos pontos negativos

A Huawei, através de sua subsidiária HiSilicon, tem uma linha de processadores Kunpeng baseados em 7nm ARM v8 com até 64 núcleos para uso em data centers e suporte para tecnologias como PCI Express 4.0 e agora o modelo mais recente do chip também está sendo usado em desktops. Um canal chinês do YouTube comprou e testou um PC da Huawei que vem equipado com o processador Kunpeng 920 com oito núcleos e com a placa-mãe Huawei D920S10.

05/05/2020 às 12:46
Notícia

Huawei pode entrar no mercado de PCs com o sistema HarmonyOS 2.0

Nova versão do sistema operacional será lançada ainda em 2020

O desenvolvimento poderia ajudar ainda mais a estratégia direcionada da China para reduzir sua dependência da tecnologia ocidental. Ainda assim, em muitos aspectos, o sistema destaca as dificuldades que o país tem encontrado, especialmente em termos de suporte a software. Esse é o foco principal do vídeo publicado pelo canal.

A narradora passa grande parte do vídeo cobrindo os problemas que encontrou com a execução de aplicativos. Devido à arquitetura ARM do chip Kunpeng, o sistema está limitado a executar o sistema operacional UOS de 64 bits produzido pela China, que é basicamente uma distribuição personalizada do Linux.

PC da Huawei com chip Kunpeng 920 foi testado por canal chinês do YouTube
Reprodução/TechPowerUp

A narradora comenta que o sistema operacional UOS funciona suavemente e tem uma interface intuitiva, e até suporta uma resolução 4K a 60Hz através de uma GPU Yeston RX550. Ainda assim, ela teve que pagar 800 yuans adicionais (cerca de US$ 115) para ter acesso à loja de aplicativos. Além disso, a loja tem uma seleção lamentável de aplicativos, sem soluções de empresas como a Adobe e sem outros aplicativos que poderiam ser considerados como essenciais em um desktop. A falta de suporte para softwares 32 bits também é um problema.

O sistema foi capaz de executar um teste de renderização com o Blender BMW, mas ele foi concluído em 11 minutos e 47 segundos, o que é bem mais lento do que a maioria dos chips modernos. O sistema se saiu bem durante o streaming de vídeo em 4K, mas 'engasgou' durante a reprodução local devido ao fraco desempenho de codificação. A narradora diz que o sistema é obviamente uma boa opção apenas para o trabalho de escritório “leve”.

Continua após a publicidade


Reprodução/TechPowerUp

 

O canal comprou o PC por 7.500 yuans (aproximadamente US$ 1.060) e ele vem equipado com o processador Kunpeng 920 2249K com oito núcleos/8 threads, clock de 2,6GHz e 32MB de cache L3. O processador é soldado na placa-mãe.

A placa-mãe Huawei D920S10 vem com quadro slots DIMM, mas o sistema comprado pelo canal chinês traz apenas 16GB de memória RAM DDR4-2666 da Kingston em dois slots. Embora o chip tenha suporte para PCI Express 4.0, a placa-mãe traz apenas três slots PCI Express 3.0 (1 slot x16, um slot x4 e um slot x1). Outras opções de conectividade da placa incluem seis portas SATA 6.0Gbps, dois slots M.2, duas portas USB 2.0 e 3.0, conector D-Sub (VGA) e uma porta Gigabit Ethernet. O PC também traz um SSD SATA com 256GB de capacidade para armazenamento, fonte de alimentação de 200W, a já mencionada GPU Yeston RX550 e um drive óptico.

PC da Huawei com chip Kunpeng 920 foi testado por canal chinês do YouTube
Reprodução/TechPowerUp

Fonte: Adrenaline
User img

Fabio Rosolen

40 ATALHOS do WINDOWS 10 para você virar um EXPERT no SISTEMA OPERACIONAL

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.