A Google está pronta para parar de aceitar aplicativos de 32 bits na Play Store a partir do próximo ano. Antes disso, a empresa está em processo de transição de seus próprios aplicativos para 64 bits. Com o lançamento do Google Chrome 85 ainda este ano, a empresa instalará uma versão 64 bits do navegador em todos os dispositivos que executam o Android 10 ou superior.
Solução para alto consumo de RAM do Google Chrome no Windows ...
Suporte para o recurso SegmentHeap foi habilitado no navegador oferecido no canal Canary
Com o Google Chrome 85 sendo um aplicativo 64 bits completo, ele trará uma série de melhorias de desempenho e segurança. Uma comparação rápida entre a versão estável do Google Chrome 83, que ainda é um aplicativo 32 bits, e o Google Chrome 85 disponível no canal Dev, que já é 64 bits, no Octane 2.0 mostra um salto notável no desempenho - 15515 contra 16785.
A Google também está testando a versão 64 bits do Google Chrome 84 Beta em alguns dispositivos. Você pode conferir a versão do navegador instalada em seu dispositivo digitando chrome://version na barra de endereços.
Reprodução/Android Police
A Google adicionou suporte para 64 bits ao próprio sistema operacional Android com o lançamento do Android 5.0 em novembro de 2014. Atualmente muitos dos dispositivos com Android também são fornecidos com um processador 64 bits. Mesmo assim, a Google e muitos outros desenvolvedores continuam a oferecer versões 32 bits de seus aplicativos nesses dispositivos.
A versão estável do Google Chrome 85 tem lançamento previsto para o final de agosto, mas sempre existe a chance do lançamento da versão 64 bits para Android ser adiada por algum motivo. Para os interessados em testar o navegador, a versão 64 bits do Google Chrome 85 disponível no canal Dev para Android pode ser encontrada aqui. Já a versão 64 bits do Google Chrome 86 disponível no canal Canary (que é mais instável) para Android pode ser encontrada aqui.
Reprodução/XDA Developers