Huawei apresenta Petal Search, serviço que ajuda os usuários a encontrar apps
Créditos: Divulgação/ Huawei

Huawei apresenta Petal Search, serviço que ajuda os usuários a encontrar apps

Chinesa enfrenta problemas em disponibilidade de apps devido ao rompimento com EUA

Leitura Rápida

  • A Huawei está enviando um novo serviço para seus smartphones, junto com a última atualização
  • O Petal Search ajuda os usuários encontrarem apps, mesmo que eles ainda não estejam disponíveis na loja oficial Huawei AppGallery
  • O objetivo é oferecer uma maior gama de opções de funcionalidades aos seus clientes
  • A Huawei foi banida de ter relações com empresas dos EUA, o que exclui a possibilidade de manter os serviços do Android em seus aparelhos

A Huawei anunciou que está adicionando o serviço Petal Search em seus dispositivos. Ele é um mecanismo de pesquisa, que ajuda os usuários encontrar aplicativos e outras ferramentas que não estão presentes na Huawei AppGallery, que é o serviço de loja de apps da empresa. O objetivo é aumentar o catálogo de distribuição, disponibilizado pela empresa.

Desde que o atual presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem restritiva, a Huawei não pode ter relações comerciais com empresas estadunidenses. Isso inclui a Google, gigante de tecnologia, que fornecia o sistema operacional usado pela chinesa. O Android, juntamente com a Play Store, integrava todos os dispositivos móveis da chinesa. Com o rompimento, foi necessário encontrar alternativas para solucionar esse problema.

A Huawei é uma empresa chinesa em ascensão. Durante os últimos anos ela se consolidou como maior fabricante de smartphones do mundo, sendo uma das protagonistas da distribuição do 5G no mundo. A ordem restritiva dos EUA forçou que a empresa criasse o seu próprio sistema operacional. O novo software é baseado no Android e conta com o Crucial HMS Core e o Huawei AppGallery, que são alternativas ao Google Play Services e à Google Play Store, respectivamente.

29/06/2020 às 09:56
Notícia

EUA planejam pressionar Huawei criando um rival para equipame...

Governo Trump discutiu uma série de estratégias para criar concorrência contra a Huawei

O grande problema enfrentado por esses serviços é a falta de aplicativos, games e outras ferramentas, que são possuem compatibilidade com a loja da Huawei. O Petal Search vem para solucionar esse problema. Apesar dessa loja estar constantemente recebendo novidades, muitos sistemas ainda são ausentes, como o próprio WhatsApp. A solução é que os usuários procurem por sites online o que desejam instalar e, fazer isso de forma independente.

Mesmo tendo maneiras de contornar os problemas, nem todos os aplicativos possuem essa opção e não há um sistema de segurança concreto para esses apps. Os smartphones acabam ficando mais vulneráveis a golpes e a instalar malwares. Além disso, há muitos clientes que não encontram suas funcionalidades, por não possuir muito conhecimento em instalações independentes. 

O Petal Search é um aplicativo totalmente desenvolvido pela Huawei, criado para solucionar esse problema. Ele é dedicado, principalmente, aos usuários que não possuem muito conhecimento sobre meios alternativos de distribuição de aplicativos. Ele ajuda os clientes encontrarem o que estão procurando por um sistema de busca simples, algo semelhante ao que é feito pela PlayStore. A grande diferença é que o direcionamento será feito para outros meios, que ainda não estão disponíveis no AppGallery.

Continua após a publicidade

É esperado que isso seja disponível apenas enquanto a loja da Huawei enfrente esses problemas. Portanto, não será uma solução permanente. O sistema foi desenvolvido apenas para simplificar e resolver a falta de compatibilidade com muitos aplicativos. O Petal Search está sendo implementado nos dispositivos com a última atualização EMUI.

A atualização está sendo enviada aos poucos, mas caso algum cliente queira instalar a funcionalidade imediatamente, basta acessar este link. Apesar de ser direcionado para a Huawei, outros smartphones, de diversas marcas, também podem usar a funcionalidade. 

Via: Xda-developers
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.