Nova patente da Huawei revela celular com lente para zoom que pode ser acoplada
Créditos: Huawei

Nova patente da Huawei revela celular com lente para zoom que pode ser acoplada

Acessório poderia permitir um zoom óptico bem maior para suas fotografias

A capacidade de zoom das câmeras nos celulares parece ser uma prioridade para a Huawei. A empresa ainda detém (até o momento dessa postagem) as primeira e segunda posições do ranking do DXoMark das melhores câmeras de celular, como Huawei P40 Pro e Honor 30 Pro+, respectivamente. Agora, uma nova patente da empresa pode ser um indicativo do que a marca está preparando para manter sua posição de destaque no segmento: uma lente de zoom óptico acoplável, como um acessório para o aparelho.

O esquema acima mostra como ficaria a lente encaixada ao novo smartphone. A maioria dos celulares da atualidade contam com um zoom óptico bem limitado e precisam usar diferentes "truques" para permitir uma aproximação maior da imagem, como o zoom híbrido, que mistura óptico e digital. A importância do zoom óptico é que ele é um processo analógico, que aproxima a imagem "real", usando a posição das lentes pra fazer isso. O zoom digital, por sua vez, estica a imagem artificialmente, o que pode resultar em perda de qualidade.

O zoom óptico é um calcanhar de Aquiles para os celulares porque a física do processo exige espaço para o movimento das lentes, e espaço é justamente o recurso mais limitado do mundo dos smartphones. A ideia de encaixar uma lente no celular quando você quer um zoom extra, então, poderia resolver isso. A patente mostra também uma versão renderizada de como poderia ser o design do aparelho, sem a lente acoplada:

Dá pra notar uma traseira texturizada, um conexão USB-C e um design "esticado" pro flash que parece dar mais espaço pros LEDs que outros celulares costumam ter.

25/06/2020 às 13:37
Notícia

Huawei P40 Pro recebe novas atualizações como Retrato Noturno...

Pro e Pro+ ganham novas atualizações na câmera frontal com nova versão EMUI

Claro que aqui vale fazer aquele pequeno parágrafo lembrando a todos que patentes não são, de modo algum, certeza de um produto que vai existir. São apenas o registro de uma ideia pra, se um dia a empresa resolver fazer, já está garantido. Mas existem muitas patentes que nunca saem do papel. No caso desse aparelho a ideia pode ser interessante, só que é difícil imaginar como seria comercializado um aparelho com uma lente extra que você precisa ficar carregando por aí, parece que ia entrar em conflito com a praticidade que tanto popularizou os smartphones pra começar.

Fonte: GizmoChina
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

40 ATALHOS do WINDOWS 10 para você virar um EXPERT no SISTEMA OPERACIONAL

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.