Cientistas estão treinando robô de quatro patas para andar em barras de equilíbrio
Créditos: Reprodução/ Dynamic Legged Systems lab

Cientistas estão treinando robô de quatro patas para andar em barras de equilíbrio

Pesquisadores italianos estão desenvolvendo tecnologias para melhorar caminhada de robôs

Leitura Rápida

  • Pesquisadores italianos estão desenvolvendo pesquisas com robôs de quatro patas
  • Os cientistas estão treinando o equilíbrio dessas máquinas, para que eles consigam ser usados em terrenos desafiadores
  • Até o momento, o robô de 90kg é capaz de manter o equilíbrio em duas patas
  • Eles também devem permitir que ele atravesse pontes estreitas, fique "na ponta dos pés" e outras possibilidades

Uma equipe de pesquisadores italianos está treinando um robô de quatro patas a se equilibrar em uma barra fina. O objetivo é melhorar o senso de espaço dessas máquinas, permitindo que eles se adequem a diferentes terrenos, quando utilizados comercialmente. 

O principal motivo para a realização da pesquisa está na dificuldades que muitos robôs existentes têm em se adequar à espaços pequenos. Robôs quadrúpedes já são usados comercialmente e, eles geralmente são usados para puxar objetos grandes. A maioria deles pode ser usado apenas em espaços amplos. Quando há lugares desafiadores, a maioria deles não tem um bom desempenho.

O que os cientistas do Instituto Italiano di Tecnologia fizeram, foi treinar um robô de quatro patas em diferentes terrenos. Essa tecnologia vai permitir que ele seja colocado desde uma barra de equilíbrio, até lugares que ele precisava usar apenas duas de suas pernas mecânicas, ou andar "na ponta dos pés". O protótipo já mostra um bom equilíbrio em duas pernas. 

O robô usado nos testes pesa um total de 90kg. Isso significa que ele tem um peso considerável e suas utilizações poderiam ser ampliadas. Mesmo tendo esse tamanho, não apresenta dificuldades em se adequar a diferentes alturas. Ele também adapta os seus pés em diferentes situações, conseguindo manter o equilíbrio, mesmo quando uma força é aplicada. 

16/06/2020 às 21:00
Notícia

Robô cachorro Spot da Boston Dynamics está à venda por US$ 74...

Por enquanto, apenas empresas ou instituições dos Estados Unidos podem adquirir o robô

O vídeo também mostra uma parte do projeto de caminhada, chamada de "The Ninja Walk". É possível perceber que o robô adapta o ritmo do seu percurso, conseguindo andar por um espaço muito curto, sem perder o equilíbrio. O objetivo é que ele consiga percorrer uma ponte de até 6 cm de largura, por até 1,5 metro de extensão. 

Essa "caminhada ninja" ainda está em desenvolvimento. Mas, os testes já mostram que o robô já consegue manter o equilíbrio em duas pernas, sendo uma dianteira e outra traseira. É esperado que outras empresas possam usar a tecnologia desenvolvida em seus próprios robôs com quatro patas. 

Continua após a publicidade

Um dos robôs de quatro patas mais famoso é desenvolvido pela empresa Boston Dynamics. O "cachorro robô" da fabricante estadunidense, chamado Spot já está à venda no mercado pelo valor de US$ 75 mil e pode ser usado como auxiliar em construção civil. Pode ser que em futuras versões ele possa andar por andaimes, sem grandes dificuldades. 

Via: Engadget
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

DICA: Veja como formatar o WINDOWS 10 sem PEN DRIVE [FÁCIL]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.