Redes Sociais podem interferir em análises de empréstimos e financiamentos
Créditos: Reprodução/Google

Redes Sociais podem interferir em análises de empréstimos e financiamentos

Comércios online, governos e bancos podem analisar publicações pessoais e hábitos de consumo online

Informações pessoais e hábitos de consumo compartilhados nas redes sociais podem ser fatores que dificultam a vida de consumidores na hora de conseguir empréstimos e financiamentos, segundo pesquisa. A empresa de cibersegurança Kaspersky publicou um relatório chamado "Créditos sociais e segurança: adotando o mundo das avaliações", que analisou como os sistemas de pontuação social (conhecido como social rating) têm interferido na vida das pessoas. Os dados apontam que 17% dos consumidores brasileiros já enfrentaram dificuldades para obter empréstimos ou financiamentos por conta de informações publicadas em suas redes sociais. 

23/06/2020 às 23:23
Notícia

Banco Central suspende pagamento por Whatsapp

Bandeiras Visa e Mastercard estão suspensas de aceitar pegamentos no aplicativo com risco de multa

O sistema de pontuação social (social rating) é, de maneira simplificada, a categorização ou diferenciação de pessoas com base em seu comportamento e influência na internet. Inicialmente, instituições financeiras têm integrando amplamente os algoritmos de avaliação dos consumidores para decidir se eles deveriam aprovar um serviço ou não, mas hoje esse sistema é aplicado em outras esferas e segmentos.

Existem regulamentações para essa pontuação de crédito baseada no comportamento financeiro, mas os especialistas da Kaspersky apontam que há uma falta de estrutura que permita às pessoas conhecerem sobre esses sistemas que coletam informações pessoais de seus perfis online. De acordo com a pesquisa, a maioria das pessoas está disposta a compartilhar dados particulares para obter melhores índices de avaliação, descontos ou serviços especiais, mas isso pode acabar afetando-as financeiramente no futuro.

Análises de crédito pelas redes sociais têm objetivo de agilizar o processo

Redes sociais estão sendo usadas hoje como método para verificar o crédito pessoal. Apesar de muitas pessoas não se importarem com o compartilhamento de informações pessoais, 25% dos respondentes no Brasil declarou que não compartilharia seus perfis com a finalidade de acelerar as verificações de histórico do cartão de crédito.

24/02/2018 às 20:00
Artigo

O que é Internet das Coisas e como ela está presente no nosso...

A realidade de um mundo conectado está cada vez mais próxima

Continua após a publicidade

O relatório da Kaspersky também revelou que 74% dos participantes acreditam que seus dados estejam seguros nas mãos de operadores de serviços médicos, bancos ou empresas de seguros, enquanto cerca de 53% confiam em compartilhar seus dados com governos.

O sistema de pontuação social parece cada vez mais uma ferramenta concreta de uso institucional, mas é necessário que os termos sejam transparentes para informar os usuários de que seus dados estão sendo coletados e para que fim. Por isso, é necessário:

- Saber quais informações pessoais você compartilha online e quais pessoas têm acesso a suas contas;
- Sempre ler os Termos de uso para avaliar os riscos e vantagens de compartilhamento online;
- Evitar, sempre que possível, o rastreamento online de sites não confiáveis.

A coleta de dados normalmente acontece quando você precisa logar em um site com alguma rede social ou responder a uma pesquisa para ganhar benefícios. Com isso, os dados e preferências de consumo do usuário são vendidos ou compartilhados com marcas e instituições, que por sua vez utilizam dessa inteligência para promover seus produtos e direcionar propagandas que mais têm a ver com o perfil da pessoa. Agora, instituições financeiras e governos pelo mundo também estão utilizando desse método para fiscalizar a situação financeira e hábitos de seus cidadãos.

User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.