Brasil chega a 100 mil antenas de telefonia e internet móvel em operação

Brasil chega a 100 mil antenas de telefonia e internet móvel em operação

Por minuto, 33 novos chips de 4G são ativados no país, de acordo com pesquisa

Nesta semana, o Brasil alcançou 100 mil antenas de telefonia e internet móvel em operação em todo o país, um crescimento de 6% desde maio de 2019, com a instalação de 5.612 novas antenas. Apesar do crescimento na área para oferecer 3G e 4G aos cidadãos, a cobertura de telecomunicações no território brasileiro ainda não é o suficiente. Marcos Ferrari, presidente executivo do SindiTelebrasil, afirmou que o número de antenas, "apesar do avanço expressivo, ainda está muito aquém da necessidade de cobertura no país para promover uma maior inclusão digital".

Por exemplo, nas grandes metrópoles brasileiras, existem mais de 4 mil pedidos de instalação de antenas apresentados pelas operadoras e aguardando licenciamento pelas prefeituras. De acordo com a Agência Telebrasil, esses pedidos representam cerca de R$ 2 bilhões em investimentos.

Em algumas cidades o licenciamento leva até dois anos para sair

Além do orçamento para a instalação de novas antenas, os pedidos das operadoras brasileiras também se submetem às diversas leis específicas; existem legislações municipais antigas que dificultam a expansão das redes. Como cada município pode ter suas próprias regras, a implementação de novas redes acaba sendo meio lenta.

Instalação das redes 4G
O maior avanço no setor foi com a tecnologia 4G, com a instalação das redes em 477 novos municípios no período de 12 meses. As redes de 4G estão operando em 4.950 municípios, cidades onde mora grande porcentagem dos brasileiros.

04/02/2020 às 08:54
Notícia

Leilão do 5G no Brasil pode acontecer em 2020 - governo publi...

Diretrizes do leilão incluem levar 4G para locais com pelo menos 600 habitantes

Ainda segundo o levantamento do SindiTelebrasil, foram ativados 17,3 milhões novos chips 4G em 12 meses, o que representa um crescimento de 12% no período entre maio de 2019 a abril de 2020. Ao todo, 157,2 milhões de chips 4G estão em operação aqui no país. A cada minuto, 33 novos chips de 4G são ativados no Brasil.

Continua após a publicidade
Fonte: Agencia Telebrasil
User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.