Apple rejeita app de ioga sem cobrança automática após período de avaliação
Créditos: Reprodução/TechCrunch

Apple rejeita app de ioga sem cobrança automática após período de avaliação

Atitude controladora da empresa foi muito criticada pelos desenvolvedores

Mais um desenvolvedor está criticando o comportamento controlador da Apple na App Store, dizendo que teve uma atualização do aplicativo Down Dog para iPhone e iPad rejeitada porque se recusou a cobrar automaticamente os usuários por seu serviço após o período de avaliação gratuita.

"Eles [Apple] podem optar por roubar de seus clientes que esquecem de cancelar, mas não faremos o mesmo com os nossos", disse a conta oficial do aplicativo de ioga Down Dog em um tweet recente, complementando que esta é uma linha que ele não cruzaria.

Em outros tweets, a conta do aplicativo forneceu um pouco mais de contexto: "Experimentamos com a cobrança automática após o período de avaliação no passado e isso levou a (1) menos usuários experimentando o produto, (2) um grande número de pedidos de reembolso por usuários que esqueceram de cancelar e (3) completa descrença desses usuários quando explicamos que a Apple não nos permitia emitir reembolsos".

Os responsáveis pelo aplicativo dizem que isso é "particularmente ruim" porque a Apple emprega táticas como solicitar que os usuários cancelem pelo menos 24 horas antes do fim de um período de avaliação se não quiserem ser cobrados. Eles também afirmam que a Apple dificulta a descoberta das opções de cancelamento em suas configurações.

22/06/2020 às 12:10
Notícia

Veja quais são os 10 games mais lucrativos do iOS em 2020

Fortnite lidera a lista, arrecadando US$ 2,7 milhões diariamente

Esta última reclamação sobre o comportamento da Apple com a App Store vem em um momento importante para a empresa. Recentemente, desenvolvedores do aplicativo de email Hey acusaram a empresa de se comportar como "gangsters" por supostamente ameaçar remover seu aplicativo da App Store se não vendesse sua assinatura premium através da plataforma da Apple. Isso daria à Apple uma parte de seus lucros.

Continua após a publicidade

A Apple já disse que não negará mais aos desenvolvedores a capacidade de atualizar seus aplicativos se houver pequenas violações de regras como esta. A empresa também implementou novas políticas para permitir que os desenvolvedores contestem as decisões.

Depois das críticas e da repercussão do caso do aplicativo de ioga Down Dog, um novo tweet publicado hoje diz que a empresa de Cupertino reverteu sua decisão a aprovou a atualização do aplicativo: 

A atitude controladora da Apple com a App Store resultou em uma investigação antitruste na Europa. A empresa também pode enfrentar uma investigação semelhante nos EUA.

Fonte: Cult of Mac
User img

Fabio Rosolen

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.