A Google confirmou que o recurso de nearby sharing (compartilhamento próximo) do sistema operacional Android está na sua fase final de testes. Ela ainda não está pronta para ser lançada, mas a empresa confirmou que a funcionalidade chegará logo para os celulares compatíveis.
Função Nearby Sharing do Android vai poder ser usada no Chrom...
Arquivos vão poder ser enviados para Windows, Linux e MacOS sem fio
No momento, esse recurso de compartilhamento rápido já está sendo distribuído para alguns usuários que estão na versão beta de testes do Android. A funcionalidade é basicamente como se fosse a versão própria da Google do Apple AirDrop.
No caso do ecossistema da concorrente, o AirDrop serve para transferir arquivos de maneira fácil e rápida através de uma comunicação via internet sem fio. Trata-se de um recurso que tem sido bastante requisitado pelos usuários do Android há anos, então certamente haverá muita gente feliz com a sua chegada.
Segundo o site Android Police, a quantidade de usuários que participam dos testes de campo do recurso ainda é muito pequena. Isso quer dizer que mesmo aqueles que atualizarem o seu Google Play Services Beta ainda podem não receber o recurso em seus dispositivos.
O lado bom é que, quando a funcionalidade for lançada, ela vai funcionar até mesmo em aparelhos com Android 6.0 ou superior. O recurso também será compatível com outras plataformas, incluindo Windows, Mac e Chrome OS.
"Atualmente estamos conduzindo um teste beta com um novo recurso de Compartilhamento Próximo, sobre o qual planejamos compartilhar mais informações no futuro. Nosso objetivo é lançar o recurso com suporte para dispositivos com Android 6+, assim como outras plataformas".
Comunicado oficial da Google
O recurso de compartilhamento rápido permite que você edite as suas preferências de visibilidade, definindo o nome do seu dispositivo. Também há uma notificação que permite que você habilite rapidamente o recebimento de arquivos, links ou outros tipos de conteúdo.
Os dois usuários precisam aceitar de maneira explícita o enviou e o recebimento dos dados. Assim que o arquivo for transferido, ele será aberto imediatamente no dispositivo receptor. Uma foto abrirá no Google Fotos – ou no seu aplicativo padrão de galeria – enquanto um link pode ser aberto no navegador.
Via: 9to5Google, Android Police