Aviso antecipado de ECG no Apple Watch salva vida de médico de 66 anos

Aviso antecipado de ECG no Apple Watch salva vida de médico de 66 anos

Tecnologia detectou doença cardíaca crítica e possibilitou que o idoso iniciasse o tratamento em tempo

O recurso ECG (eletrocardiograma) do Apple Watch tem a função de indicar a fibrilação atrial do usuário, isso é, a frequência cardíaca da pessoa que está utilizando o relógio inteligente. Caso a pressão esteja irregular, o vestível da Apple alerta seu dono através de um relatório e, muitas vezes, essas medições acabam salvando vidas.

01/01/2020 às 12:45
Notícia

Função ECG deve finalmente chegar ao Apple Watch no Brasil em...

Empresa estaria conversando com a Anvisa para regularizar o recurso por aqui

O caso mais recente onde um Apple Watch ajudou uma pessoa com problemas sérios de saúde aconteceu na Califórnia, Estados Unidos, com o médico anestesista Dr. Donald W. Milne. Donald, que tem hoje 66 anos, contou que o ECG de seu smartwatch apontou uma doença cardíaca crítica que exigia uma operação de desvio. Segundo ele, graças ao alerta adiantado, foi possível iniciar o processo para cuidar da sua saúde em tempo e salvar sua vida

De acordo com site 9to5mac, o Dr. Donald W. Milne trabalha no hospital Antelope Valley e chegou a compartilhar sua história escrevendo para ninguém menos que Tim Cook, atual CEO da Apple. Confira a carta abaixo:

"Tenho a primeira geração do Apple Watch para poder fazer monitoramento cardíaco. Eu sei que o principal uso dele é monitorar a fibrilação atrial. Como anestesista de 66 anos, uso o relógio para muitas ocasiões.

No entanto, há alguns meses, eu estava trabalhando em uma máquina elíptica e senti mais falta de ar do que o normal para o treino e usei a função ECG para fazer a medição naquele momento.

Observei uma recaída do segmento ST no gráfico. Isso normalizou com descanso, mas foi novamente documentado pelos traçados. Eu não tinha histórico de nenhuma doença cardíaca antes deste incidente.

Uma consulta com minha médica fazendo um ECG em repouso em seu consultório mostrou tudo normal. No entanto, ao mostrar o traçado com a isquemia, ela concordou com o gráfico e me encaminhou a um cardiologista no hospital John Muir Concord.

Continua após a publicidade

Ele concordou também com a avaliação e, ao realizar um angiograma ontem, foi constatada uma doença arterial coronariana difusa crítica e agora estou me preparando para um desvio de 5 vasos e substituição da válvula aórtica para 13 de julho de 2020.

Sem o rastreamento do Apple Watch, eu nunca saberia que tinha uma doença a tempo de poder intervir antes de ter um ataque cardíaco potencialmente fatal.

O Apple Watch claramente salvou minha vida".

Histórias como essa acontecem de vez em quando, provando que a tecnologia ECG no Apple Watch é realmente proficiente para usuários com problemas de saúde. Em março, publicamos uma notícia sobre o Apple Watch ter detectado uma irregularidade na condição cardíaca de seu usuário enquanto dispositivos profissionais de hospitais não conseguiram achar o motivo da doença da paciente de 80 anos. 

Via: 9to5mac
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.