Em meio ao avanço do coronavírus, as máscaras se tornaram acessório indispensável em todo o mundo. Pensando nisso, a startup japonesa Donut Robotics anunciou o lançamento de uma “smart mask”, que é capaz de se conectar à internet e transmitir mensagens. De acordo com reportagem da agência Reuters, o produto pode até mesmo traduzir do japonês para outros oito idiomas.
Construída em plástico branco, a C-Mask pode ser utilizada mesmo sobre as máscaras faciais tradicionais. Conectada via Bluetooth a um aplicativo para smartphones e tablets, ela transcreve a fala em mensagens de texto, pode fazer chamadas e amplificar a voz de seu usuário.
"Trabalhamos duro durante anos para desenvolver um robô e usamos essa tecnologia para criar um produto adequado à forma com a qual o coronavírus remodelou a sociedade", relatou Taisuke Ono, chefe executivo da Donut Robotics.
Como explica a Reuters, os engenheiros da startup tiveram a ideia enquanto procuravam uma forma de ajudar a empresa a sobreviver à pandemia. Quando o coronavírus atingiu a Donut Robotics, a companhia havia acabado de conquistar um contrato para fornecer guias robôs e tradutores para o Aeroporto de Haneda, em Tóquio.
Créditos: Reprodução| Kim Kyung-Hoon/Reuters
O protótipo da C-Mask foi construído em um mês, adaptando o software de tradução que havia sido desenvolvido incialmente para o robô a um projeto de máscara que um dos engenheiros da empresa criou para um projeto estudantil cujo objetivo era interpretar a fala mapeando os músculos faciais.
Precificadas em cerca de US$ 40 (aproximadamente R$ 215 em conversão direta), as primeiras 5.000 C-Mask serão enviadas aos compradores no Japão a partir de setembro. Segundo Taisuke Ono, a empresa pretende vender também para outros países como China, Estados Unidos e Europa, locais onde o produto teria despertado grande interesse.
Via: Reuters