Nesta terça-feira (30), a plataforma de streaming de músicas Spotify anunciou que mais uma novidade está chegando para seu aplicativo oficial, função que estava em fase de testes desde o final do ano passado e agora está disponível oficialmente para uma certa seleção de países.
A partir de agora, o aplicativo poderá mostrar a letra da música que está sendo tocada do momento pela pessoa. A letra é mostrada apenas em seu idioma original e será fornecida pela plataforma Musixmatch, que já havia formado uma parceria com o Spotify em 2015, porém, um ano depois esse acordo acabou se encerrando e a função de letras foram retiradas do aplicativo.
O recurso de letras de música em tempo real está disponível através de um card que fica abaixo dos controles de reprodução, sendo a mesma área do aplicativo onde se encontram recursos como "Behind the Lyrics" ou o "Storyline", esses providenciados pelo aplicativo Genius. Ao clicar nesse card, a letra é maximizada e exibe mais detalhes da música.
Inicialmente, essa função está sendo disponibilizado para 26 países, e para a surpresa de muitos, mercados como da Europa ou Estados Unidos acabaram ficando de fora da lista, chegando para países da América do Sul e Central e alguns da Ásia. Para nossa alegria, o Brasil foi um dos países contemplados com a novidade.
Lista de países que a função de exibição de letras está disponível
Mercado de streaming de músicas teve um aumento de 32% em 201...
Spotify se mantem no topo dos aplicativos, com 35% do total de assinaturas pagas
- Argentina
- Brasil
- Colômbia
- Chile
- México
- Peru
- Bolívia
- Costa Rica
- República Dominicana
- Equador
- Guatemala
- Honduras
- Índia
- Nicarágua
- Panamá
- Paraguai
- El Salvador
- Uruguai
- Vietnã
- Filipinas
- Indonésia
- Malásia
- Tailândia
- Taiwan
- Singapura
- Hong Kong
Porém, em quatro desses países — Tailândia, Vietnã, Indonésia e México, os usuários já tinham acesso às letras de suas músicas favoritas, entretanto, esse recurso era disponibilizado, porém, através de um provedor diferente.
Embora o Apple Music, atualmente o principal concorrente no mercado de serviço de streaming, já tenha recebido essa função no ano passado com o iOS 13, o site TechCrunch lembra que o Spotify, devido a complexidades legais relacionadas à redistribuição das letras, enfrentou vários problemas para implementar essa função. Geralmente, as letras são obtidas diretamente do artista ou transcritas por fãs, mas a licença para redistribuí-las é fornecida pela gravadora, por isso nem todos
Fonte: TechCrunch, The Verge