iPadOS 14 terá suporte customizado para jogar com controles de PS4 e Xbox
Créditos: Reprodução/Apple

iPadOS 14 terá suporte customizado para jogar com controles de PS4 e Xbox

Games no iPad agora poderão aproveitar os sensores hápticos do Xbox Elite Wireless Controller Series 2 e DualShock 4 da Sony

A Apple anunciou durante a WWDC que está comprometida em melhorar o suporte a jogos no iOS 14, iPadOS 14 e tvOS. Durante a conferência, o time de engenheiros de tecnologia de games da empresa comentaram que a atualização do sistema operacional vai trazer suporte para remapeamento de botões de controles de consoles, como funções hápticas, vibração, movimento e até a capacidade de usar corretamente o teclado e o mouse nos jogos do iPad.

22/06/2020 às 18:59
Notícia

Apple lança iPadOS 14 com novos widgets e apps reprojetados

Nova versão do sistema operacional ainda vem com reconhecimento para escrita à mão e mais

Esse suporte é um recurso solicitado há muito tempo por desenvolvedores e jogadores, e agora deverá chegar aos iPads. Com isso, títulos para a plataforma poderão ser otimizados pelos seus desenvolvedores, com feedback para que os usuários possam sentir reações específicas nos controles, como o recuo de armas ou explosões.

A Apple planeja otimizar os controles com entradas de movimento, como o DualShock 4 da Sony. Isso inclui suporte para a Lightbar, permitindo que os desenvolvedores da Apple alterem a cor da luz no controle em uma circunstância determinada do jogo. A superfície do touchpad no DualShock 4 também estará disponível para os desenvolvedores otimizarem. Em resumo, haverá mais interação entre o jogador e com game com a vibração, sensores de movimento, luzes e nível de bateria.

A Apple também anunciou que está liberando ferramentas para permitir que o jogador faça a redefinição de botões e comandos com a API GCController. O software terá perfis próprios para os dois principais controles de consoles (da Sony PlayStation e Xbox).

O suporte também chega para o Xbox Elite Wireless Controller Series 2 em suas próximas atualizações do iOS 14, iPadOS 14 e tvOS. Isso incluirá suporte para os quatro botões gatilhos e remapeamento uniforme dos demais. O novo remapeamento de botões da Apple poderá ser usado para ajustar os botões por aplicativo ou jogo.

Continua após a publicidade

A empresa também oferece a opção para jogar em um iPad com teclado e mouse, e está atualizando seus comandos para suportar outros recursos, como esconder o cursor do mouse para controlar a câmera do jogo ou usar o zoom no game a rolagem do botão central do mouse.

Fonte: The Verge
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Estamos com a MI BAND 5! Veja o que a PULSEIRA INTELIGENTE da XIAOMI pode fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.