Microsoft lança app para recuperar arquivos perdidos no Windows
Créditos: Reprodução/ Mundo Conectado

Microsoft lança app para recuperar arquivos perdidos no Windows

O aplicativo resgata arquivos de HDs, SSDs, cartões e outros hardwares

Leitura Rápida

  • A Microsoft está disponibilizando um novo app para recuperar arquivos perdidos
  • O app pode recuperar dados de HDDs, SSDs, Cartões de memória e outros dispositivos
  • Ele funciona apenas em PC Windows 10 e pode ser instalado gratuitamente

A Microsoft lançou um novo aplicativo de recuperação de arquivos para Windows, o Windows File Recovery. A empresa não fez nenhum anúncio formal sobre a nova funcionalidade. Ele apenas começou a ser disponibilizado pela Microsoft Store e pode ser baixado gratuitamente. 

Download oficial Windows File Recovery
na Microsoft Store

Esse sistema pode ser usado quando o usuário deleta, permanentemente, algum arquivo. A função do aplicativo é procurá-lo e tentar resgatá-lo. Ele pode ser usado para recuperar fotos, documentos, vídeos perdidos, entre outros arquivos. 

Ele pode ser usado, até o momento, apenas por PC Windows 10. O aplicativo pode ser usado por usuários profissionais, que constantemente tem problemas com arquivos perdidos. Ele pode ser usado inclusive para recuperar dados de cartões de memória, HDDS e SSDs. 

três modos de recuperação de arquivos: Padrão, Segmento e Assinatura. O modo Padrão é recomendado para arquivos deletados mais recentemente, sendo tanto em HDDs ou SSDs no seu PC com Windows, ou também HDs externos e unidades flash de 4GB ou superior. O modo Segmento é indicado para arquivos que foram excluídos há muito tempo, ou após os discos terem sido formatados. Já o modo Assinatura, é indicado caso os anteriores não tenham conseguido localizar os arquivos.

19/06/2020 às 21:36
Vídeo

O que é Windows 10 Iron? Entenda as novidades da atualização ...

Insiders estão começando a testar um grande update para o Windows que chega ano que vem

A Microsoft diz que ele é capaz de recuperar arquivos JPEG, PDF, PNG, MPEG, Office, MP3 e MP4, arquivos ZIP e muitos outros. Diversos sistemas podem ser acoplados ao PC para fazer a recuperação, desde que o computador tenha instalado o aplicativo. O app suporta sistemas de arquivos NTFS, FAT, exFAT e ReFS.

Continua após a publicidade

Apesar de vários usuários poderem fazer uso do app, a Microsoft desenvolveu pensando nos clientes profissionais. Isso porque é necessário dar comandos para recuperação dos arquivos. Dificilmente um usuário comum terá conhecimento suficiente para fazer uso da ferramenta. A interface não é a muito amigável.

O aplicativo de Recuperação de arquivos do Windows roda apenas no Windows 10 build 19041, ou posterior. Ele pode ser instalado gratuitamente pela Microsoft Store. O aplicativo não suporta recuperação em armazenamento em nuvem e compartilhamento de arquivos de rede, apenas os arquivos armazenados em hardwares específicos.

Via: Neowin
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.