Microsoft irá fechar suas lojas físicas permanentemente
Créditos: glbnews

Microsoft irá fechar suas lojas físicas permanentemente

Empresa anunciou remodelagem em seu sistema digital e encerramento das suas lojas

Leitura Rápida

  • Microsoft anuncia o fechamento permanente de suas lojas físicas
  • A empresa irá investir em aumentar a sua presença com lojas digitais, oferecendo mais opções de serviços
  • A principal implementação serão videochamadas
  • Um funcionário irá atender um cliente por vez
  • O objetivo é que o cliente consiga esclarecer dúvidas, ver o funcionamento dos produtos, checar possíveis características específicas, além de poder conversar com uma pessoa a respeito da compra
  • A Microsoft não fala em demissões
  • Possivelmente os funcionários existentes irão passar por adequação da função e terão seu emprego modificado, mas não perdido

A pandemia de Covid-19 atenuou uma tendência que já estava acontecendo no mercado. Cada vez mais espaços, que antes eram apenas físicos, estão se tornando digitais. Isso vale para lojas, bancos, consultas médicas, entre muitas outras coisas. Neste cenário, a Microsoft anunciou que irá fechar todas as suas lojas físicas ao redor do mundo e, torná-las apenas digitais.

Lojas digitais costumam ser mais baratas de ser mantidas, além de possibilitar o acesso ampliado dos clientes. Apesar disso, há muita preocupação das demissões que isso pode gerar. A Microsoft disse que irá implementar um serviço de um para um. Ou seja, o cliente que tiver dúvidas e quiser ser atendido diretamente por uma pessoa, vai ter essa opção. O que vai manter os empregos de muitos funcionários.

O serviço vai funcionar por videochamada e cada atendente vai ser responsável por um cliente por vez. Ainda não há detalhes dos horários que isso irá ocorrer ou o sistema usado. De qualquer forma, a gigante de softwares promete que a experiência humana ainda poderá ser vivenciada.

21/06/2020 às 14:20
Notícia

Apple está fechando novamente algumas de suas lojas nos EUA

Os estados onde os casos continuam aumentando terão lojas fechadas

Isso também vai evitar que muitos empregos sejam perdidos, uma vez que os funcionários existentes vão poder continuar trabalhar na empresa, mas de forma remota. Possivelmente o serviço será home office, sem precisar ir até um local específico para atender. 

A Microsoft fala que pretende dobrar a sua presença com lojas digitais. O que significa que o acesso aos produtos será amplamente divulgado ao redor do mundo. Muitas lojas estão fechadas desde março de 2020, devido ao isolamento social necessário para desacelerar o contágio de Covid-19. Isso está fazendo com que custos sejam implementados para as empresas sem nenhum retorno. Ainda não se sabe por quanto tempo será necessário manter os espaços físicos fechados.

Pensando nisso, a Microsoft fez uma pesquisa de público, para identificar quais seriam os principais motivos que levam os clientes às lojas físicas. A empresa diagnosticou que, além do contato humano, tocar, testar, medir e ver o produto são as principais vantagens de ter uma loja. Uma videochamada poderia amenizar um pouco esse prejuízo. 

A Microsoft vinha fazendo um trabalho contrário até então. A empresa estava procurando aumentar a sua presença, com lojas cada vez mais amplas, espalhadas pelo mundo. Parecia que a empresa estava procurando oferecer uma experiência semelhante ao que a Apple aplica hoje. Apesar disso, essa decisão reverte totalmente o caminho que vinha sendo feito.

Continua após a publicidade

As lojas serão fechadas aos poucos, permanentemente. Os funcionários devem passar por treinamento para se adequar a nova plataforma e ter seu emprego modificado, mas mantido. A Microsoft não fala em demissões. Parece que o meio digital será o novo normal da gigante de softwares. 

Via: TechPowerUp Fonte: Microsoft
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O fim do CANAL do RATO BORRACHUDO e o Dilema das Redes Sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.