App de chamadas da Google irá mostrar porquê uma empresa está te ligando
Créditos: Reprodução/Android Authority

App de chamadas da Google irá mostrar porquê uma empresa está te ligando

Recurso chega no aplicativo Telefone de celulares vinculados à conta Google para evitar golpes

A Google anunciou um novo recurso de chamadas verificadas para o aplicativo Telefone em aparelhos vinculados à conta Google para que o usuário saiba que está recebendo uma ligação de uma empresa e qual o motivo dela. De acordo com a empresa em seu Blog, o recurso de chamadas verificadas tem o objetivo principal de evitar golpes e fraudes.

26/06/2020 às 10:02
Notícia

Google atualiza política de histórico de dados dos usuários

Agora, as informações vão ser deletadas automaticamente a cada 18 meses

A ferramenta irá verificar a identidade da empresa que está ligando e informar na tela do celular a logo da empresa e o motivo da ligação. Os detalhes garantem ao usuário a segurança de que ele está falando com uma companhia de verdade e não caindo num golpe. A Google também confirma que os dados privados de um usuário não serão compartilhados com as empresas em qualquer momento da chamada.

O recurso chamadas verificadas mostra:
- O nome da empresa que está te ligando;
- O logo da empresa;
- O motivo pelo qual estão contatando você.

Para isso funcionar, a Google exige que as empresas enviem seu número de telefone, o número do usuário para o qual estão ligando e o motivo da chamada, como "Agendando a instalação da Internet" ou "Sua entrega de comida". Após esse processo:
- A Google envia essas informações para o aplicativo Google Phone do seu dispositivo;
- Quando a empresa liga para você, seu dispositivo compara as informações de chamadas recebidas com as informações que o Google recebeu da empresa. Se houver uma correspondência, o aplicativo Telefone exibirá a chamada como verificada;
- Minutos após a verificação, a Google exclui seu número de telefone e o motivo da chamada do servidor de chamadas verificadas.

10/06/2020 às 16:09
Notícia

App de Telefone da Google ganha botão dedicado do Duo

Usuários agora podem ligar para seus contatos diretamente da agenda usando o serviço

Continua após a publicidade

O recurso chamadas verificadas está sendo ativado por padrão de maneira gradual em dispositivos com o aplicativo Google Phone (Telefone) e com o número de usuário vinculado à conta do Google. Usuários que não quiserem habilitar o aplicativo podem desativá-lo no menu. Ao desativar as chamadas verificadas, a Google não confirmará chamadas comerciais.

Para desativar as chamadas verificadas:
- No seu dispositivo móvel, abra o aplicativo Telefone;
- Toque em Mais e depois configurações;
- Toque em Identificação de chamadas e spam;
- Se você não encontrar essa opção, toque em Spam e Tela de chamada;
- Desativar chamadas verificadas.

Via: Android Police Fonte: Google
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.