Novos Macs com chips ARM não suportarão o Windows 10 via Boot Camp
Créditos: Divulgação/Apple

Novos Macs com chips ARM não suportarão o Windows 10 via Boot Camp

Boot Camp é uma ferramenta que permite que os usuários utilizem o Windows 10 em “dual boot” com o macOS

A Apple confirmou recentemente que passará a utilizar processadores baseados na arquitetura ARM em novos Mac no lugar de processadores da Intel ainda em 2020. Um problema é que isso tornará impossível a execução do Windows 10 via Boot Camp nos Macs equipados com estes processadores.

Para quem não sabe, o Boot Camp é uma ferramenta que permite que os usuários utilizem o Windows 10 em “dual boot” com o macOS. Depois de instalado, o usuário pode alternar entre os dois sistemas operacionais ao reiniciar o Mac. Saiba mais sobre esta ferramenta aqui.

22/06/2020 às 19:27
Notícia

Apple largará Intel e passará a usar seus próprios processado...

Com a mudança, aplicativos para iPhone e iPad poderão rodar de modo nativo no MacOS

A Microsoft atualmente só licencia o Windows 10 ARM para fabricantes de PCs que pretendem lançar novos produtos com o sistema pré-instalado. Esta versão específica do Windows 10 não está disponível para que todos possam licenciá-la ou instalá-la onde quiserem.

"A Microsoft só licencia o Windows 10 ARM para OEMs", disse um porta-voz da Microsoft em nota ao site The Verge. Quando questionado se a empresa planeja mudar essa política para permitir que o Windows 10 seja utilizado em Macs baseados em ARM, o porta-voz disse que ela "não tem mais nada para compartilhar sobre isso no momento".

A Apple tem trabalhado em estreita colaboração com a Microsoft para garantir que o Office esteja pronto para os novos Macs baseados em ARM ainda este ano, mas a empresa não mencionou sua falta de suporte ao Boot Camp na WWDC.

A Microsoft atualmente só licencia o Windows 10 ARM para fabricantes de PCs que pretendem lançar novos produtos com o sistema pré-instalado.

A informação sobre a ausência do suporte para o Boot Camp nos novos Macs baseado em ARM só foi confirmada posteriormente durante o podcast Daring Fireball. "Não iniciaremos diretamente um sistema operacional alternativo", disse Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple. "Virtualização pura é o caminho. Esses hipervisores podem ser muito eficientes, então a necessidade de inicialização direta não deve ser realmente uma preocupação".

Usuários que quiserem executar o Windows 10 nos Macs baseados em ARM terão que utilizar soluções de virtualização como o VMware Fusion (imagem abaixo) ou o Parallels Desktop. O detalhe aqui é que os usuários terão que esperar até que novas versões destas soluções de virtualização compatíveis com o novo Mac baseado em ARM sejam lançadas, já que as atuais não poderão ser executadas. 

Continua após a publicidade

Novos Macs com chips ARM não suportarão o Windows 10 via Boot Camp
Divulgação/VMware

A Apple chegou a demonstrar o Parallels Desktop rodando o Linux em uma máquina virtual, mas ela não fez menção ao suporte para Windows. Já a VMware perguntou à sua comunidade como eles usariam sua solução de virtualização Fusion em Macs baseados em ARM, mas ainda não confirmou a disponibilidade de uma versão compatível.

Fonte: TweakTown, The Verge
User img

Fabio Rosolen

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.