A Apple confirmou recentemente que passará a utilizar processadores baseados na arquitetura ARM em novos Mac no lugar de processadores da Intel ainda em 2020. Um problema é que isso tornará impossível a execução do Windows 10 via Boot Camp nos Macs equipados com estes processadores.
Para quem não sabe, o Boot Camp é uma ferramenta que permite que os usuários utilizem o Windows 10 em “dual boot” com o macOS. Depois de instalado, o usuário pode alternar entre os dois sistemas operacionais ao reiniciar o Mac. Saiba mais sobre esta ferramenta aqui.
Apple largará Intel e passará a usar seus próprios processado...
Com a mudança, aplicativos para iPhone e iPad poderão rodar de modo nativo no MacOS
A Microsoft atualmente só licencia o Windows 10 ARM para fabricantes de PCs que pretendem lançar novos produtos com o sistema pré-instalado. Esta versão específica do Windows 10 não está disponível para que todos possam licenciá-la ou instalá-la onde quiserem.
"A Microsoft só licencia o Windows 10 ARM para OEMs", disse um porta-voz da Microsoft em nota ao site The Verge. Quando questionado se a empresa planeja mudar essa política para permitir que o Windows 10 seja utilizado em Macs baseados em ARM, o porta-voz disse que ela "não tem mais nada para compartilhar sobre isso no momento".
A Apple tem trabalhado em estreita colaboração com a Microsoft para garantir que o Office esteja pronto para os novos Macs baseados em ARM ainda este ano, mas a empresa não mencionou sua falta de suporte ao Boot Camp na WWDC.
A Microsoft atualmente só licencia o Windows 10 ARM para fabricantes de PCs que pretendem lançar novos produtos com o sistema pré-instalado.
A informação sobre a ausência do suporte para o Boot Camp nos novos Macs baseado em ARM só foi confirmada posteriormente durante o podcast Daring Fireball. "Não iniciaremos diretamente um sistema operacional alternativo", disse Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple. "Virtualização pura é o caminho. Esses hipervisores podem ser muito eficientes, então a necessidade de inicialização direta não deve ser realmente uma preocupação".
Usuários que quiserem executar o Windows 10 nos Macs baseados em ARM terão que utilizar soluções de virtualização como o VMware Fusion (imagem abaixo) ou o Parallels Desktop. O detalhe aqui é que os usuários terão que esperar até que novas versões destas soluções de virtualização compatíveis com o novo Mac baseado em ARM sejam lançadas, já que as atuais não poderão ser executadas.
Divulgação/VMware
A Apple chegou a demonstrar o Parallels Desktop rodando o Linux em uma máquina virtual, mas ela não fez menção ao suporte para Windows. Já a VMware perguntou à sua comunidade como eles usariam sua solução de virtualização Fusion em Macs baseados em ARM, mas ainda não confirmou a disponibilidade de uma versão compatível.
Fonte: TweakTown, The Verge