O preço dos painéis de LCD devem sofrer um aumento de cerca de 10% até o próximo trimestre. Em artigo no BusinessKorea, analistas do banco de investimentos Shinhan Investment Corp. detalharam a situação do mercado asiático.
Segundo eles, a pandemia de COVID 19 levou os consumidores do mercado americano a passar mais tempo em casa assistindo TV ou plataformas de streaming. Como as TVs e monitores passaram a ser mais relevantes na vida das pessoas, a demanda por aparelhos maiores vem aumentando.
Os fabricantes de TVs na Coréia do Sul e na China, então, aumentaram a compra de painéis de LCD em 30% com relação ao último trimestre. A compra em maior quantidade já elevou o preço em 6% no curto período de um mês, elevando para US$ 35 a área equivalente a um monitor de 32 polegadas.
(Linha de produção de monitores LCD - Fonte: Shenzhen Weichuang Automatization Equipment Co., Ltd)
Enquanto isso, a oferta desses painéis enfrenta uma tendência de queda. Os analistas da Shinhan Investment Corp. mencionam, por exemplo, o fim da produção de painéis LCD por parte da Samsung Display.
É esperado que a área de painéis ofertada caia em quase 10% até o início do próximo ano, com a retirada da Samsung e a tendência do mercado como um todo. O resultado é uma expectativa de aumento significativo no preço do produto.
Os especialistas também fizeram comentários sobre o mercado de OLED e POLED. Eles mencionam a operação em nível normal nas linhas de fabricação de Guangzhou, China, após um ano marcado por atrasos.
"Nós acreditamos que a produção de painéis OLED crescerá 41% em 2020 e 65,7% em 2021. Carregamentos de painéis OLED para uso em smartphones para clientes estratégicos devem crescer mais de três vezes, enquanto a produção de painéis POLED pequenos e médios também voltando a níveis normais. As operações com painéis POLED, em particular, devem passar a ser lucrativas em 2021 com o crescimento visível nas vendas de painéis para automóveis, que têm grande margem de lucro."
"Nós acreditamos que a produção de painéis OLED crescerá 41% em 2020 e 65,7% em 2021. Carregamentos de painéis OLED para uso em smartphones para clientes estratégicos devem crescer mais de três vezes, enquanto a produção de painéis POLED pequenos e médios também voltando a níveis normais. As operações com painéis POLED, em particular, devem passar a ser lucrativas em 2021 com o crescimento visível nas vendas de painéis para automóveis, que têm grande margem de lucro."
(Soh Hyun-cheol e Kim Chan-woo, analistas do Shinhan Investment Corp., em artigo para o BusinessKorea)
(Soh Hyun-cheol e Kim Chan-woo, analistas do Shinhan Investment Corp., em artigo para o BusinessKorea)
Apesar do aumento no preço dos painéis LCD, a queda na produção destes segue a tendência do mercado. Os cortes por parte da Samsung, por exemplo, ocorrem para que o foco seja direcionado para as novas tecnologias.
E as vendas no varejo já são significativas. Cerca de 10 milhões de televisores OLED já foram vendidos, sendo que no fim do ano passado a fatia de mercado é de aproximadamente 11% do total.
Via: Gizmochina Fonte: BusinessKorea