Mercedes-Benz e NVIDIA se unem para desenvolver sistemas para carros
Créditos: Divulgação/NVIDIA/Mercedes-Benz

Mercedes-Benz e NVIDIA se unem para desenvolver sistemas para carros

Montadora alemã começará a implantar a nova tecnologia em sua frota de veículos a partir de 2024

A Mercedes-Benz está se unindo à NVIDIA para desenvolver uma plataforma de computação de última geração com inteligência artificial para veículos que suportará desde atualizações de software ‘over-the-air’ até condução automatizada. A montadora alemã disse que planeja começar a implantar a nova tecnologia em sua frota de veículos a partir de 2024.

A nova plataforma será baseada na tecnologia Orin do SoC da NVIDIA e também usará a pilha completa de software Drive AGX da empresa. A NVIDIA revelou a plataforma Orin em dezembro de 2019, com especificações como a capacidade de entregar até 200 trilhões de operações por segundo enquanto usa menos energia.

18/12/2019 às 10:45
Notícia

NVIDIA anuncia plataforma DRIVE AGX Orin para veículos autôno...

Plataforma inclui um novo SoC (System on Chip) chamado Orin com 17 bilhões de transistores.

A nova plataforma inclui uma pilha completa de software de sistema que pode suportar uma variedade de aplicativos de condução automatizada, incluindo sistemas avançados de assistência ao motorista, como o Autopilot da Tesla e o Super Cruise da Cadillac, bem como funções de estacionamento sem motorista, como o Smart Summon da Tesla.

A plataforma também permitirá atualizações de software como as disponíveis em smartphones em todos os veículos Mercedes nos próximos anos. As montadoras tradicionais têm lutado para alcançar a Tesla, que há muito tem sido a líder em envio de atualizações over-the-air (OTA) para seus clientes para mudar tudo, desde seu sistema de assistência ao motorista até outros detalhes de seus veículos elétricos. É semelhante a como a Apple ou a Samsung, por exemplo, podem atualizar ou reparar o software em um smartphone.

Mercedes-Benz e NVIDIA se unem para desenvolver sistemas para carros
Divulgação/NVIDIA/Mercedes-Benz

A plataforma NVIDIA DRIVE pode rastrear a cabeça e os olhos de um motorista para avaliar quando eles estão prestando atenção na estrada e pode monitorar a frequência com que o motorista pisca os olhos para avaliar a sonolência. Dependendo das preferências de um fabricante, a NVIDIA diz que o sistema pode chamar a atenção do motorista usando alertas de áudio, visuais ou hápticos para que ele possa voltar a se focar estrada.

Clientes poderão comprar e adicionar recursos, aplicativos de software e serviços de assinatura através de atualizações de software durante a vida útil do carro.

 

Continua após a publicidade

A plataforma também pode monitorar o ambiente fora do veículo. Se um motorista está prestes a sair do veículo sem olhar quando um ciclista se aproxima ao lado, por exemplo, a NVIDIA diz que o sistema fornece um alerta ou impede fisicamente que a porta se abra até que o ciclista passe com segurança.

Mercedes-Benz e NVIDIA se unem para desenvolver sistemas para carros
Divulgação/NVIDIA/Mercedes-Benz

Um recurso principal do sistema será a capacidade de automatizar a condução por rotas regulares de endereço para endereço. Além disso, ela contará com inúmeras aplicações futuras de segurança e conveniência. Os clientes poderão comprar e adicionar recursos, aplicativos de software e serviços de assinatura através de atualizações de software durante a vida útil do carro.

Fonte: NVIDIA, The Verge
User img

Fabio Rosolen

O fim do CANAL do RATO BORRACHUDO e o Dilema das Redes Sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.