Novo drone da Parrot será anunciado dia 30 e pode ter 3 câmeras
Créditos: Reprodução/Tim Martin

Novo drone da Parrot será anunciado dia 30 e pode ter 3 câmeras

Teasers da empresa se aproveitam da desconfiança em relação aos drones chineses

A Parrot está planejando apresentar um novo drone no próximo dia 30 de junho, mas os teasers divulgados pela empresa estão sendo considerados como controversos por muitos. Os teasers se aproveitam da desconfiança em relação aos drones chineses e também têm como alvo a DJI.

20/04/2020 às 23:04
Notícia

EUA ainda é contra drones chineses... mesmo usando-os no comb...

Fabricante DJI emprestou drones para agências dos EUA em tempos de pandemia, mas é acusada de espionagem

Grandes empresas do mercado de drones gostam de chamar a atenção quando vão anunciar um novo produto. Muitas vezes elas divulgam teasers, imagens que podem sugerir algumas das características do produto e até mesmo um vídeo. A DJI sempre se destacou nestes tipos de campanhas, que tendem a sugerir fortemente a proposta de valor do novo dispositivo sem revelar muitos segredos. O objetivo é gerar interesse, fazer as pessoas falarem.

No caso da Parrot, a campanha de publicidade pré-anúncio para o novo drone da empresa teve sucesso em fazer as pessoas falarem. A mensagem nos teasers é bem controversa e reforça a ideia de que drones chineses como os da DJI coletam informações sem o consentimento dos proprietários, como é possível ver abaixo:


Divulgação/Parrot

Os teasers mostram o que parecem ser três câmeras do novo drone da Parrot. Um deles pede que as pessoas não confiem em drones chineses e o outro questiona se as pessoas confiam mesmo nos drones da DJI. Os teasers também incluem a mensagem dizendo que “um drone em que as pessoas podem confiar” será anunciado no próximo dia 30 de junho.

30/01/2020 às 16:01
Notícia

DJI diz que cancelamento do uso de drones chineses nos EUA é ...

Departamento do Interior do país indicou suposto risco de espionagem

Este tipo de mensagem se refere às alegações do governo dos Estados Unidos de que alguns produtos chineses são usados para espionagem de americanos. A gigante das telecomunicações Huawei se envolveu nessa controvérsia, assim como a fabricante de drones DJI. 

Continua após a publicidade

A alegação é que os produtos DJI fabricados na China poderiam ser capazes de transmitir todos os dados de voo - incluindo imagens de alta resolução - para DJI e, presumivelmente, para as autoridades chinesas. Basicamente eles acreditam que se os drones voassem sobre instalações sensíveis, todas essas informações poderiam acabar em mãos indesejadas. As preocupações do governo Trump tornaram-se tão grandes que o Departamento do Interior dos EUA proibiu voos de drones fabricados por empresas chinesas no início deste ano ou qualquer drone que transporta componentes chineses.

Atualmente não há evidências que comprovem as alegações contra a DJI. E, de fato, Michael Oldenburg, da DJI, disse à BBC no início deste ano que "não há evidências confiáveis para apoiar uma ampla restrição de país de origem à tecnologia de drones". Por outro lado, não houve, nem há qualquer maneira de refutar definitivamente que a China pode ou poderia um dia pegar dados de drones DJI. A empresa já conversou com especialistas para dissipar as dúvidas em relação à segurança dos dados nos drones.

Alguns sugerem que o verdadeiro motivo para a preocupação dos EUA sobre os drones da DJI é o protecionismo comercial. A DJI é a líder indiscutível do mercado, vendendo a grande maioria dos drones usados por consumidores, indústrias e socorristas.

Levantar preocupações sobre o quão seguros esses produtos são - e até mesmo exigir que certas agências federais comprem produtos fabricados nos EUA - é uma maneira potencial para um governo preocupado com o comércio tentar equilibrar o jogo. A DJI não acredita que isso seja justo e continua a criticar e combater as alegações contra ela.

No caso do novo drone da Parrot, um teaser publicado no Twitter no último dia 23 tem um tom bem menos agressivo em comparação com os outros dois nas imagens acima:

Fonte: DroneDJ, HelicoMicro
User img

Fabio Rosolen

A GoPro HERO9 Black chegou - praticamente PERFEITA!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.