Finalmente uma tecnologia para melhorar a bateria de celulares e laptops
Créditos: Reprodução/Computerworld

Finalmente uma tecnologia para melhorar a bateria de celulares e laptops

Cientistas desenvolveram chip que reduz amplitude do sinal para consumir menos energia

Cientistas da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) criaram uma técnica inovadora que promete reduzir em até 80% a quantidade de energia consumida em dispositivos durante processos que exigem muito uso de memória. Essa melhoria promete ser 5x mais eficiente que as tecnologias atuais para economizar bateria, entretanto, pode exigir um pouquinho de desempenho do aparelho. É importante lembrar que o projeto está ainda em teste e desenvolvimento, então não sabemos quando a tecnologia deve chegar ao consumidor final.

23/06/2020 às 19:56
Notícia

Huawei registra patente de smartphone com câmera frontal sob ...

A tela avança no lugar dos botões físicos de power e volume

Os pesquisadores criaram um novo tipo de rede para o chip que diminui um pouco a qualidade do sinal, mas também reduz significativamente o consumo de energia. Basicamente, isso acontece porque o chip consegue ajustar a amplitude do sinal transmitido dinamicamente usando valores convencionais para tarefas que exigem muita memória e valores mais baixos para maiores reduções de energia.

Por exemplo, o dispositivo (sendo ele smartphone ou laptop) pode receber uma "degradação imperceptível da qualidade do vídeo" quando a qualidade total é desnecessária. Dessa maneira, não é necessário consumir o máximo de dados da internet para reproduzir o vídeo, o que diminui também o consumo de bateria. 

Os pesquisadores não comentaram se a tecnologia será lançada para uso cotidiano, mas espera-se que um chip otimizado possa ser desenvolvido pela TSMC, que fornece chips manufaturados para empresas como a Qualcomm.

De acordo com os cientistas da NUS, o objetivo da pesquisa é criar eletrônicos que consumam menos energia do que o convencional. Eles ainda estão trabalhando em "uma nova geração de câmeras inteligentes de baixo consumo de energia que possam operar com energia extraída do ambiente". Basicamente, eles estão testando formas de economizar bateria usando uma célula solar incorporada no dispositivo. Mas esse projeto ainda está sendo objeto de pesquisa e, por enquanto, o novo chip inteligente é a criação mais perto da comercialização.

Via: Tech Radar
User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.