A Canon lançará ao espaço o satélite CE-SAT-IB com câmera de alta resolução como parte da carga da próxima missão da Rocket Lab com o foguete Electron. Este satélite será usado captar novas imagens da Terra em alta resolução. A empresa aeroespacial privada com sede em Long Beach, Califórnia, quer realizar lançamentos "frequentes e confiáveis", algo que demonstrará ao realizar seu próximo lançamento "Pics or It Didn't Happen" apenas três semanas após sua missão "Don't Stop Me Now".
Dragon 2 da Space X deve retornar do espaço apenas depois de ...
Pedido de autorização para localização do módulo pode ter revelado a janela da volta
O lançamento da nova missão será coordenado pela Spaceflight Inc.. O satélite CE-SAT-1B é classificado como microssatélite, pesa apenas 67kg e não deve ser confundido com o satélite CE-SAT-IIB, que será lançado ao espaço em outra missão da Rocket Lab nos próximos meses.
O lançamento do foguete Electron será feito a partir do Launch Complex 1 da Rocket Lab localizado em Ilha Norte, na Nova Zelândia, no próximo dia 4 de julho. A missão 'Pics or It Didn't Happen' é a quarta mais recente da Rocket Lab. O lançamento estava previsto originalmente para o início deste ano, mas foi adiado por causa da pandemia de Coronavírus.
"Este lançamento é muito crítico para a Canon Electronics, pois estamos lançando um satélite onde aumentamos notavelmente a proporção de desenvolvimento interno de componentes em comparação com o lançamento anterior. A parceria com a Spaceflight nesta missão tem sido muito útil e estamos ansiosos para um lançamento bem sucedido de nossos satélites."
-- Dr. Nobutada Sako, executivo do grupo Canon Electronics Satellite Systems Lab
Satélite CE-SAT-1B
(Divulgação/Canon)
A Canon lançou seu microssatélite CE-SAT-I em 2017, que foi colocado com sucesso em órbita da Terra. Em 2019 a empresa de câmeras detalhou esse esforço em seu site global, explicando que já possui muitas das tecnologias necessárias para construir e implantar essas pequenas máquinas.
O microssatélite CE-SAT-IB é a primeira versão produzida em massa do CE-SAT-1 da Canon Electronics. Ele possui células solares e baterias para fornecimento de energia, e um sistema de imagens baseado no telescópio Cassegrain de 40cm com distância focal de 3720mm. O detector de imagens do satélite é baseado na câmera Canon EOS 5D Mk.3. Com esta tecnologia, o CE-SAT-IB é capaz de capturar imagens da Terra com uma resolução de 1m de uma distância de órbita de 600km, de acordo com informações da NASA.
Em seu próprio anúncio, a Rocket Lab disse recentemente que seu lançamento incluirá um total de sete microssatélites com o CE-SAT-IB da Canon como a carga principal. Se tudo ocorrer de acordo com o plano, a Rocket Lab planeja realizar lançamentos adicionais todos os meses em 2020 e deve fazer o mesmo 2021. Além de lançar outro satélite da Canon nos próximos meses, a empresa também prevê seu primeiro lançamento para a Space Force dos EUA para o terceiro trimestre de 2020.
Via: Digital Photography Review Fonte: Spaceflight