iOS 14 vai notificar uso de câmera e microfone em apps com luzes coloridas
Créditos: Reprodução/WccfTech

iOS 14 vai notificar uso de câmera e microfone em apps com luzes coloridas

Medida reforça o compromisso da empresa com segurança e privacidade dos usuários

A Apple apresentou recentemente seu sistema operacional atualizado iOS 14 que também está trazendo um novo recurso de privacidade para os usuários. Agora, todos que tiverem um iPhone executando o iOS 14 irão saber quando um aplicativo está usando o microfone ou a câmera do seu dispositivo através de sinais nas cores laranja e verde.

22/06/2020 às 17:48
Notícia

Apple divulga lista de iPhones que serão compatíveis com o iO...

Lançados em 2015, iPhones 6s e 6s Plus entram na lista, junto do iPhone SE

O recurso vai detectar o uso da câmera e/ou microfone e alertar ao usuário usando o sistema de notificação de luz colorida no canto superior direito do dispositivo. O recurso promete aumentar a transparência da privacidade no iOS 14, um assunto relacionado à segurança dos usuários que sempre foi priorizado pela empresa.

O indicador laranja representa quando o microfone está sendo usado. Já o ponto verde informa quando a câmera frontal ou traseira está sendo usada. Com isso, será mais fácil saber se aplicativos como Instagram ou Facebook estão espionando suas conversas ou acessando sua câmera sem que você saiba. Muitas vezes, aplicativos pedem acesso à câmera e microfone do usuário e continuam ativos mesmo quando a extensão é fechada.  

Aplicativos como o Facebook usam as informações obtidas pelo microfone e pela câmera do celular para otimizar suas propagandas e publicações. Dessa maneira, a plataforma tem como saber quais sãos os interesses do usuário e enchê-lo de propagandas relacionadas às suas buscas ou conversas captadas pelo microfone.

O smartphone OnePlus 7T, por exemplo, já possui esse recurso. Ele mostra um ícone de câmera na barra de notificação quando ela está sendo usada. Isso é algo semelhante ao que a Apple está implementando no iOS 14, mas dessa vez, utilizando os sinais de luzes coloridas. Além dos indicadores laranja e verde, a Apple está adicionando vários recursos de privacidade no iOS 14 que permitem maior transparência e informações sobre o uso de apps e widgets.

Via: WccfTech
User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.