Nvidia lança GPU A100 com PCIe 4.0 destinada para servidores
Créditos: Divulgação/Nvidia

Nvidia lança GPU A100 com PCIe 4.0 destinada para servidores

Hardware é baseado na arquitetura Ampere para a aceleração de IA e computação científica

A Nvidia anunciou sua primeira GPU de servidor compatível com PCIe 4.0: a plataforma A100 baseada na arquitetura Ampere. O hardware promete trabalhar com aceleração de IA (inteligência artificial) e ciência de dados computação científica. De acordo com a empresa, os parcerios oferecendo servidores com placas A100 são Asus, Dell, Gigabyte, Inspur, Lenovo, Supermicro e outros.

É a primeira vez que a Nvidia anuncia esse tipo de hardware compatível com o formato baseado em conexão PCIe 4.0. Como de costume, a geração Ampere está sendo disponibilizada primeiro no segmento comercial e depois deve chegar com versões para os computadores domésticos.

10/06/2020 às 15:50
Notícia

Sistema de IA Nvidia DGX A100 chega com processadores AMD Epy...

Supercomputador tem 5 petaflops de desempenho e pode ser usado para análise ou treinamento

A GPU A100 com PCIe 4.0 é mais simples de ser usada principalmente em servidores já instalados, com a vantagem da praticidade do conector universal. Um detalhe importante é que o modelo oferece um TDP significativamente mais baixo, de 250W. Para comparação, o modelo SXM possui 400W, o que significa que a nova A100 PCIe 4.0 pode ter uma performance reduzida de 10% a 50% dependendo da carga de trabalho.

A Nvidia explicou que a versão PCIe 4.0 pode ser usada para fabricantes de servidores oferecerem mais opções aos clientes, desde sistemas com apenas uma GPU até servidores combinando 10 ou mais placas. Os modelos já estão disponíveis no Brasil, e deverá auxiliar diversas empresas aqui no país de acordo com as expectativas da Nvidia.

Continua após a publicidade
Via: Adrenaline
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.