Xiaomi e Huawei podem adotar painéis UTG em futuros celulares dobráveis
Créditos: Divulgação/Huawei

Xiaomi e Huawei podem adotar painéis UTG em futuros celulares dobráveis

Este tipo de painel é utilizado na tela do Samsung Galaxy Z Flip

O lançamento do Samsung Galaxy Z Flip pode ser considerado como um “marco”, já que ele foi o primeiro celular dobrável lançado com painel UTG (Ultra-Thin Glass). Este tipo de painel é mais durável do que painel usado pelo Galaxy Fold, por exemplo. Agora novos rumores sugerem que tanto a Xiaomi como a Huawei também pretendem adotar estes painéis em futuros celulares dobráveis.

11/03/2020 às 10:30
Notícia

Samsung começa a vender dobrável Galaxy Z Flip no Brasil por ...

As vendas do segundo smartphone dobrável da empresa começam dia 11 de março

De acordo com um post do usuário conhecido como Digital Chat Station na rede social chinesa Weibo, fontes ligadas às cadeias de suprimentos disseram que a Xiaomi e a Huawei já compraram painéis UTG e ele vê isso como uma indicação de que ambas farão uso deles em novos aparelhos. 

A Huawei já lançou dois celulares dobráveis, o Mate X e o Mate XS (que pode ser visto na chamada deste post). No caso do Mate XS, ele utiliza painel UTG, enquanto o Mate X utiliza painel baseado em poliimida. A compra de novos painéis UTG indica que ela pode estar trabalhando em um novo modelo com este tipo de tecnologia.

No caso da Xiaomi, ela ainda não lançou um celular dobrável como o Galaxy Z Flip ou o Galaxy Fold, mas já apresentou o celular-conceito Mi Mix Alpha. Este aparelho tem uma tela Visionox que envolve o corpo do celular. Vale destacar que embora os painéis UTG sejam um pouco mais duráveis, eles não seriam uma boa opção para aparelhos como o Mi Mix Alpha.

O Mi MIX Alpha atualmente tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2020 e fontes dizem que ele deve vir equipado com o chip Qualcomm Snapdragon 865. O aparelho deveria ter sido lançado orginalmente em 2019, mas isso acabou não acontecendo. Em janeiro deste ano a Xiaomi disse que o celular-conceito já estava pronto para produção em massa, mas ela não mencionou uma possível data de lançamento.

Xiaomi e Huawei podem adotar painéis UTG em futuros celulares dobráveis
Reprodução/Digital Chat Station/Weibo

O caso do Galaxy Z Flip, a Samsung optou por adicionar uma camada de plástico por cima do painel UTG do aparelho como uma forma de impedir que pedaços da tela se espalhem e machuquem o usuário em caso de quebra. O problema é que esta camada de plástico é mais suscetível a riscos do que um painel de vidro. É possível que a Xiaomi e a Huawei adotem uma abordagem semelhante ou que estas empresas tenham uma alternativa melhor.

Fonte: GSMArena, Android Authority
User img

Fabio Rosolen

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.