Índice do Artigo

Internet

Microsoft encerrará atividades do Mixer e fechará parceria com o Facebook Gaming

Serviço será encerado oficialmente no dia 22 de julho

Microsoft encerrará atividades do Mixer e fechará parceria com o Facebook Gaming
Créditos: Divulgação/Mixer

A Microsoft anunciou que encerrará as atividades da sua plataforma de streaming Mixer no próximo dia 22 de julho e fechará uma parceria com o Facebook Gaming. O processo de encerramento das atividades do serviço já começou e a empresa divulgou seu plano de transição para os streamers.

Streamers do Mixer com status de parceiros também receberão o status de parceiros no Facebook Gaming e a plataforma honrará e “igualará todos os acordos de Parceiros existentes o mais próximo possível”, de acordo com o blog detalhando a mudança.

O Mixer, conhecido antes como Beam, foi comprado pela Microsoft em 2016 e com a aquisição ele passou a ter uma maior integração com o Windows 10 e com o Xbox One. Apesar de todos os investimentos na plataforma, ela não conseguiu atrair uma audiência grande o suficiente para competir com alternativas como o Twitch, por exemplo.

Muitos streamers populares, como Ninja e Shroud, migraram do Twitch para o Mixer em 2019 mas nem isso foi suficiente para atrair a audiência. A Microsoft diz que a razão pela qual decidiu encerrar as atividades do Mixer é que simplesmente não poderia gastar tempo suficiente para crescer sua comunidade enquanto a mantinha alinhada com sua visão atual para jogos.

Um detalhe que chama a atenção é que aparentemente alguns streamers, funcionários e parceiros não foram notificados sobre o fim do serviço e só ficaram sabendo após o anúncio oficial ter sido divulgado.

Microsoft encerrará atividades do Mixer e fechará parceria com o Facebook Gaming
Divulgação/Mixer

A ideia da empresa é trazer o maior número possível de pessoas para o ecossistema do Xbox, e o Facebook atualmente tem uma comunidade muito maior para ajudar nisso. Isso não chega a ser uma surpresa, considerando que muitos relatórios mostraram que o serviço da Microsoft sempre teve um desempenho muito ruim em comparação com seus concorrentes. Vale destacar que tecnologias desenvolvidas para o Mixer continuarão a ser usadas em outros serviços da Microsoft, como os recursos de vídeo de ultra-baixa latência no Microsoft Teams.

Com a parceria com o Facebook Gaming, usuários do Mixer podem vincular suas contas acessando FB.gg/Mixer e assim visualizar páginas do Facebook para todos os canais do Mixer que eles seguem. O Facebook Gaming também oferecerá alguns “pacotes de boas-vindas” para os usuários que migrarem do Mixer para o Facebook Gaming nas próximas semanas.

O Mixer continuará em operação até o dia 22 de julho. Depois desta data seu site passará a redirecionar os visitantes para o Facebook Gaming. O suporte para streaming no Mixer a partir do Xbox One será desabilitado temporariamente e os aplicativos do serviço notificarão ou redirecionarão os usuários para que eles possam continuar assistindo aos seus streamers favoritos no Facebook Gaming.

Via: Adrenaline