Apple revela o iOS 14 com novo design para a tela inicial, widgets e mais
Créditos: Reprodução/9to5Mac

Apple revela o iOS 14 com novo design para a tela inicial, widgets e mais

Nova versão do sistema está disponível a partir de hoje como Beta para desenvolvedores

Depois de muitos rumores e vazamentos, a Apple apresentou o iOS 14 hoje durante sua conferência para desenvolvedores WWDC 2020. A apresentação da empresa também confirma que o sistema operacional do iPhone não será rebatizado como iPhoneOS, diferente do que alguns rumores sugeriam.

22/06/2020 às 14:12
Notícia

Apple WWDC 2020: Veja o que pode ser anunciado e como assistir

Edição deste ano da conferência para desenvolvedores começa hoje

Depois de 13 anos praticamente sem mudanças, a Apple implementou algumas novidades na tela inicial do iOS 14 que visam deixá-la ainda mais útil. Uma destas novidades é a App Library, que torna mais fácil para o usuário encontrar os aplicativos instalados no iPhone. Os aplicativos são agrupados automaticamente em diferentes categorias. É basicamente como as pastas de aplicativos no iPhone, mas criadas automaticamente pelo iOS

A App Library tem uma caixa de pesquisa, uma seção que agrupa os arquivos instalados recentemente e uma seção com sugestões, permitindo que você encontre aplicativos rapidamente:

Apple revela o iOS 14 com novo design para a tela inicial, widgets e mais
Divulgação/Apple

Outra novidade nesta versão do iOS é o suporte para exibição de widgets na tela inicial, algo que sempre foi muito pedido pelos usuários do iPhone. O iPhone e o iPad têm uma tela dedicada para widgets há anos, mas no ano passado a Apple passou a permitir que os usuários do iPad fixem uma coluna de widgets na tela inicial. Agora, com o iOS 14 os usuários do iPhone também poderão fixar os widgets em qualquer lugar da tela inicial.

Os widgets são exibidos na parte esquerda, mas você pode movê-los para qualquer lugar da tela inicial. Eles também possuem múltiplos tamanhos para que você possa personalizar melhor sua exibição de acordo com a tela do iPhone. Já o recurso “smart stack” permite que você posicione múltiplos widgets juntos em um lugar para visualizar seu conteúdo rapidamente.

Apple revela o iOS 14 com novo design para a tela inicial, widgets e mais
Divulgação/Apple

A Apple incluiu um novo modo “picture-in-picture” no iOS 14 que funciona de forma similar à experiência oferecida hoje no iPad – o conteúdo exibido neste modo pode ser redimensionado e posicionado onde o usuário quiser. 

Continua após a publicidade

A assistente digital Siri também recebeu algumas melhorias, como uma interface mais compacta que não cobre a tela inicial. A assistente do iPhone é exibida como um pequeno widget e exibe os resultados na parte superior da tela como se fossem notificações. Você também pode enviar mensagens de voz ao invés de apenas mensagens de texto e o recurso de ditado agora transcreve o conteúdo no próprio aparelho e não na nuvem. 

O iOS 14 usará a Siri para um novo aplicativo chamado Translate. Ele usa o suporte para aprendizado de máquina no aparelho para traduzir sua voz para cerca de 11 idiomas.

Apple revela o iOS 14 com novo design para a tela inicial, widgets e mais
Reprodução/Apple

O aplicativo Mensagens foi atualizado e no iOS 14 agora é possível fixar conversas no topo da lista. A Apple também está adicionando suporte para respostas inline aos textos em grupo, o que permite que você veja um segmento específico de conversa, em vez de uma longa lista de mensagens.

Há também um recurso de mensagem direta para chamar a atenção de uma pessoa específica nesse grupo e você pode configurar as notificações para que você só seja notificado caso tenha sido mencionado especificamente no grupo. Os grupos também podem ter seus próprios ícones, que podem ser um emojis ou outras imagens. Os Memojis, emojis personalizados da Apple, foram atualizados com 20 novos estilos de cabeça e cabelo, mais coberturas faciais e mais opções de idade.

Apple revela o iOS 14 com novo design para a tela inicial, widgets e mais
Reprodução/Apple

O aplicativo Mapas agora hospedará guias para cidades que têm curadoria de alguns parceiros anônimos para ajudá-lo a encontrar pontos de interesse locais além de apenas uma simples pesquisa. O aplicativo também passará a oferecer direções para ciclistas. A Apple diz que isso faz parte da iniciativa de oferecer aos usuários opções de transporte mais “verdes” ou sustentáveis.

Este recurso estará disponível nos Estados Unidos inicialmente em Nova York, Los Angeles e São Francisco, e em alguns locais da China. Para motoristas de veículos elétricos, o aplicativo conta com uma nova opção para exibir rotas onde é possível encontrar estações de recarga específicas para seu carro.


Divulgação/Apple

Ainda sobre transportes, a Apple anunciou algumas novidades para o CarPlay. Novas categorias de aplicativos adicionadas ao iOS 14 incluem estacionamento, opções para veículos elétricos e locais para compra de comida para viagem. Além disso, a Apple finalmente anunciou seus planos para lançar chaves digitais de carros. No caso da linha BMW 5-Series de 2021, isto tornaria possível fechar, abrir e ligar o veículo usando um iPhone.

Continua após a publicidade

Estas chaves digitais ficam armazenadas em um ambiente isolado e seguro no iPhone para maior segurança dos usuários. Vale destacar que este recurso não é limitado ao iOS 14 – a Apple confirmou que ele também estará disponível para o iOS 13. A empresa diz que está padronizando o recurso para que outras montadoras possam implementá-lo em seus próprios carros. Outras montadoras devem começar a suportar este recurso já em 2021.

Apple revela o iOS 14 com novo design para a tela inicial, widgets e mais
Divulgação/Apple

O recurso App clips é outra novidade interessante do iOS 14. Em vez de fazer você instalar completamente um aplicativo para obter a funcionalidade que você precisa, este recurso instala rapidamente uma parte do aplicativo somente com a funcionalidade que você pode precisar no momento como, por exemplo, alugar uma scooter. Os clips não são exibidos na tela inicial e nem permanecem instalados após o uso – a não ser que você queira isso. Eles podem ser inicializados via NFC ou códigos QR.

Apple revela o iOS 14 com novo design para a tela inicial, widgets e mais
Divulgação/Apple

O iOS 14 está disponível a partir de hoje como Beta para desenvolvedores. A versão de testes do sistema operacional será disponibilizada para o público em julho e a versão final será lançada no quarto trimestre deste ano.

Fonte: Engadget, 9to5Mac
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.