O Face Depixelizer é um software baseado em Inteligência Artificial (IA) especializado em melhorar - e muito - retratos em baixa resolução. É de fato incrível a forma como ele transforma uma foto pixelizada em algo bastante realista - mas, claro, também apresenta seus furos um tanto...peculiares.
ShiftCam ProGrip busca transformar seu celular numa câmera pr...
Solução simula ergonomia de uma câmera DSLR e permite adicionar flashes de maior qualidade
Esse software conta com o StyleGAN, tecnologia criada pelo codificador russo Denis Malimonov, que compartilhou-a no GitHub e Colab. Ela basicamente cria rostos de pessoas que não existem - tira uma foto fortemente pixelizada, analisa o banco de dados e gera uma face que teria os recursos / traços correspondentes.
Denis ressalta que não é possível restaurar o rosto original, mas que sua criação poderia "ajudar na identificação das características faciais".
Porém, como toda tecnologia tem falhas, o Face Depixelizer também não é perfeito. Um problema bastante grave do software é, por exemplo, a realização do blackface. A Inteligência Artificial em questão foi aparentemente treinada em rostos majoritariamente caucasianos, e sua resposta acaba sendo bastante confusa / problemática quando a imagem de entrada é a face pixelizada de uma pessoa negra.
Continua após a publicidade
Outro exemplo de que a IA não é absoluta nesse caso é a transformação de Donald Trump em uma jovem menininha.
Claramente, o software pode ser aprimorado para se livrar desses e outros problemas no futuro. Enquanto isso, alguns usuários do Twitter encontraram uma forma bastante curiosa e divertida de usar o Face Depixelizer: deixando personagens de games bem mais humanos. Confira abaixo:
Via: DIY Photography