Este software IA melhora muito a resolução de rostos pixelados - mas não é perfeito
Créditos: Reprodução | diyphotography

Este software IA melhora muito a resolução de rostos pixelados - mas não é perfeito

O Face Depixelizer cria rostos a partir de imagens em baixa resolução e um banco de dados

O Face Depixelizer é um software baseado em Inteligência Artificial (IA) especializado em melhorar - e muito - retratos em baixa resolução. É de fato incrível a forma como ele transforma uma foto pixelizada em algo bastante realista - mas, claro, também apresenta seus furos um tanto...peculiares.

21/06/2020 às 20:28
Notícia

ShiftCam ProGrip busca transformar seu celular numa câmera pr...

Solução simula ergonomia de uma câmera DSLR e permite adicionar flashes de maior qualidade

Esse software conta com o StyleGAN, tecnologia criada pelo codificador russo Denis Malimonov, que compartilhou-a no GitHub e Colab.  Ela basicamente cria rostos de pessoas que não existem - tira uma foto fortemente pixelizada, analisa o banco de dados e gera uma face que teria os recursos / traços correspondentes.

Denis ressalta que não é possível restaurar o rosto original, mas que sua criação poderia "ajudar na identificação das características faciais".

Porém, como toda tecnologia tem falhas, o Face Depixelizer também não é perfeito. Um problema bastante grave do software é, por exemplo, a realização do blackface. A Inteligência Artificial em questão foi aparentemente treinada em rostos majoritariamente caucasianos, e sua resposta acaba sendo bastante confusa / problemática quando a imagem de entrada é a face pixelizada de uma pessoa negra.

Continua após a publicidade

Outro exemplo de que a IA não é absoluta nesse caso é a transformação de Donald Trump em uma jovem menininha.

Claramente, o software pode ser aprimorado para se livrar desses e outros problemas no futuro. Enquanto isso, alguns usuários do Twitter encontraram uma forma bastante curiosa e divertida de usar o Face Depixelizer: deixando personagens de games bem mais humanos. Confira abaixo:

Via: DIY Photography
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.