Dragon 2 da Space X deve retornar do espaço apenas depois de julho
Créditos: SpaceX

Dragon 2 da Space X deve retornar do espaço apenas depois de julho

Pedido de autorização para localização do módulo pode ter revelado a janela da volta

O veículo espacial Dragon 2, da SpaceX, que levou astronautas dos EUA para a Estação Espacial Internacional (EEI) no final de maio deste ano, não deve fazer seu retorno ao solo terrestre antes do mês de julho acabar. Ao menos é isso que indica um pedido de autorização para a Federal Communications Comission (FCC) que tem a ver com a recuperação da Dragon 2 quando ela cair no oceano Atlântico.

"Mas o que a FCC tem a ver com o pouso da Dragon 2?" - o leitor pode estar se perguntando. Quando esse tipo de veículo espacial retorna à Terra, o processo é mais uma "queda controlada" do que um pouso propriamente dito. Assim, os operadores sabem a região aproximada em que a Dragon 2 vai chegar, e vão mirar no oceano Atlântico, mas não dá pra saber o ponto exato em que o veículo com sua tripulação estará esperando para ser recolhido.

27/05/2020 às 16:00
Artigo

O lançamento TRIPULADO da SpaceX é mais importante do que par...

Além de ser um marco para a empresa de Elon Musk, também representa um "grande passo" para os EUA

Para localizar a Dragon 2 em seu retorno, a SpaceX equipou o veículo com um localizador, fabricado pela Orolia S.A.S. Esse localizador vai emitir um sinal específico que poderá ser detectado por navios contratados pela SpaceX com antenas especiais navegando próximos da região onde é estimada a chegada da Dragon 2.

O processo de localizar o sinal da Dragon 2, então, vai ocupar ondas de rádio do espaço aéreo dos EUA, reguladas pela FCC. Daí vem a necessidade de fazer um pedido oficial para o órgão regulatório, não só para o uso da banda, mas para um uso prioritário, a fim de encontrar a Dragon 2 o mais rapidamente possível.

O pedido feito pela SpaceX, no entanto, começa no último dia de julho, 31, e vai até janeiro de 2021. Claro que a Dragon 2 não vai ficar no espaço até o ano que vem, o veículo nem aguentaria, mas pela janela podemos ter certeza que antes de agosto ele não retorna.

O requerimento foi feito na última sexta-feira, dia 19, então ainda vai um tempo até a FCC aprovar. Não é de se imaginar que a SpaceX teria problemas para receber essa aprovação, mas talvez, depois da FCC carimbar o documento, a empresa divulgue uma janela mais precisa de quando pretende recuperar a Dragon 2.

User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.